Lençóis Maranhenses: autêntico paraíso brasileiro

Uma imensidão de areia em forma de dunas que mais parecem ondas em movimento ao sabor do vento. Lagoas de águas cintilantes que se assemelham a veias entrecortadas por um infinito de areia branca. Assim são os Lençóis Maranhenses. Um lugar único. Um cenário paradisíaco e um ecossistema que só existe aqui no Brasil. Mais especificamente no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, cujas principais entradas são por Barreirinhas e Santo Amaro do Maranhão. São 155 mil hectares de uma impressionante paisagem que fica ainda mais exuberante nos meses de junho a setembro quando as lagoas atingem sua plenitude. As chuvas do primeiro semestre alimentam essas lagoas que resplandecem com o sol nesse período. Mas não é só isso. A paisagem também contempla mangues e rios, com destaque para o Rio Preguiças, com seu tradicional passeio de lancha e algumas atividades aquáticas.

Como chegar aos Lençóis Maranhenses

O aeroporto mais próximo do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é o de Barreirinhas, porém ele só recebe voos fretados. Sendo assim, a opção mais comum é desembarcar em São Luís e seguir via terrestre. Barreirinhas é conhecida como a “capital” dos Lençóis Maranhenses, está a 250 km de distância, o que equivale a umas 4 horas de viagem, mas você verá que cada minuto terá valido a pena quando chegar. Também há vans especiais saindo diretamente do aeroporto para Barreirinhas.

Há também a opção de São Luís até Santo Amaro do Maranhão, cerca de 235 km. Ambos os trajetos podem ser percorridos por van, transfer ou automóvel 4×4. É aconselhável reservar com antecedência através da agência de viagens da sua confiança. Ainda é possível chegar ao parque via Atins, um pequeno vilarejo mais isolado e tranquilo dos Lençóis. Para chegar até ele é preciso passar por Barreirinhas, partindo via terrestre (4×4) ou pelo rio (voadeira).

Dicas de passeios

Dentre os passeios nos Lençóis Maranhenses uma coisa é certa: as lagoas são a principal atração do lugar. E fica a dica: elas não são iguais. São centenas de lagoas formadas a partir das águas da chuva, algumas têm nome e costumam ser as mais visitadas. Porém, como elas dependem do regime de chuvas da temporada anterior, lagoas que eram as mais famosas ontem podem não ser as mais vistosas hoje. Esteja aberto para fugir do roteiro e conhecer novos pontos pelo caminho.

Tour pelas lagoas

Como dissemos, são lagoas diferentes em tamanho, formato, profundidade e coloração. Mas o que impressiona mesmo é a limpidez da água. Algumas tão cristalinas e tão azuis que parecem doer nos olhos. Outras em tons verde esmeralda comparáveis a oásis. No circuito Lagoa Bonita é possível ver pelo menos 8 lagoas passando por trilhas e escaladas entre as dunas.

Outro circuito, o da Lagoa Azul, passa por 6 lagoas após percorrer as dunas de jardineiras (caminhonetes adaptadas com assentos na parte traseira). Dizem que a Lagoa da Esperança nunca seca, sendo atração o ano todo. Todos esses circuitos saem de Barreirinhas, atravessam o rio e seguem de jardineira até as dunas.

A dica é visitar o máximo de lagoas possíveis. Lagoa das Emendadas, Lagoa da Andorinha, Lagoa da Bethânia e Lagoa da Gaivota são as mais famosas com saídas de Santo Amaro do Maranhão. Já de Atins, Lagoa da Capivara, Lagoa das Sete Mulheres, Lagoa da Lorena e Lagoa Tropical são as mais visitadas.

Sobrevoo nos Lençóis

Se tem um jeito de apreciar toda a magnitude dos Lençóis Maranhenses é em um sobrevoo. A partir do Aeroporto de Barreirinhas é possível fazer voos de 30 minutos em aeronaves de pequeno porte. Esse tipo de avião, mais lento e com grandes janelas, possibilita fotos e filmagens incríveis. Aproveite cada segundo para não perder nenhum ângulo dessa paisagem única no mundo.

Passeio no Rio Preguiças

Tour clássico a partir de Barreirinhas, o passeio pelo rio é feito em voadeiras (um tipo de lancha baixa). Tem início em uma paisagem de mangue e conforme segue em zigue-zague na direção do mar, as dunas começam a aparecer. O passeio passa por Vassouras para água de coco local e observação dos macacos pregos do mangue, segue para Mandacaru onde está o Farol das Preguiças e termina na Praia do Caburé.

 

Conheça o paraíso autenticamente brasileiro dos Lençóis Maranhenses! Organizamos roteiros exclusivos para você visitar um dos lugares mais impressionantes o mundo. Converse com um consultor da Ativa Turismo e comece a planejar sua viagem!