Uma viagem pelo melhor da Grécia

Berço das artes, da filosofia, da democracia e da civilização ocidental. A Grécia, além de ser protagonista da história mundial, é um paraíso para viajantes de todas as partes do planeta! Rodeado pelo Mar Mediterrâneo, Mar Egeu e Mar Jônico, o território grego ultrapassa 130 mil quilômetros quadrados de extensão e concentra atrativos históricos, culturais e naturais de cair o queixo. Onde mais encontrar sítios arqueológicos que fazem parte das raízes da humanidade, contemplar paisagens incríveis e ainda reconhecer elementos de uma cultura tão rica que se faz presente em diversas sociedades por todo o mundo? Na Grécia você encontra tudo isso e muito mais.

Atenas

Uma metrópole intensa, cosmopolita e sempre em movimento. Em Atenas não há lugar para o tédio. Com mais de 3 milênios de história, a cidade é um museu a céu aberto, no mais profundo sentido da expressão. Uma boa cidade europeia com atrativos para todos os gostos e perfumada pelos aromas típicos da culinária grega. Passear pelas ruas da cidade é presenciar marcos da história, como a Biblioteca de Adriano e a Ágora Romana, ambos no bairro Monastikari, um dos mais animados e boêmios de Atenas. Se olhar para cima, o viajante verá muito além do céu azul.

O principal ponto turístico de Atenas está a 100 metros de altura, no alto de uma colina, como se vigiasse a cidade. A Acrópole é um dos complexos arquitetônicos mais importantes do mundo. Nela estão o famoso Parthenon – templo da deusa Atenas, “padroeira” da cidade – e o Erecteion, templo reservado ao culto de várias divindades e sustentado por 6 Cariátides – colunas em formatos de mulheres. O Templo de Zeus, o Teatro de Dionísio e o Monte Lykabettus – mais alto que própria Acrópole – são outros pontos imperdíveis para visitar em Atenas.

Peloponeso

Conectada ao continente pelo canal de Corinto, a Península do Peloponeso concentra a maior parte dos monumentos, ruínas e sítios arqueológicos da Grécia. E não são poucos! Se você lembrar das aulas de história, vai se sentir familiarizado com as cidades e os tesouros do Peloponeso. É nessa península de pouco mais de 21 mil quilômetros quadrados que estão cidades emblemáticas como Esparta, Micenas, Olímpia, Epidauro, entre outras. Cercadas por montanhas, campos repletos de oliveiras, monastérios e praias solitárias, o Peloponeso pode não ser tão aclamado, atualmente, quanto às ilhas gregas, mas é um destino único na Grécia.

Monemvasia, por exemplo, é cenário de algumas passagens de Ilíada, de Homero. Uma ilha rochosa banhada pelo Mediterrâneo e ligada ao continente por uma estreita faixa de terra, transformada em fortaleza. Náupila, ou Nafpilo, também é uma pequena cidade praiana repleta de barzinhos, restaurantes e lojinhas tradicionais, com a diferença de ser banhada pelo Mar Egeu. Falando em história, o ponto turístico mais visitado de Epidauro, construído no século 4 a.C, é amplamente utilizado até hoje. Um anfiteatro, com uma acústica surpreendente, é casa de um dos maiores festivais de música da Grécia, o Festiva de Atenas. Olímpia foi a casa dos primeiros jogos olímpicos, há quase 3 mil anos. Parte dos quatro jogos Pan-Helênicos realizados na Grécia, os jogos realizados em Olímpia eram dedicados a Zeus.

Ilhas Gregas

Não obstante a toda carga cultural e histórica, a Grécia ainda é um paraíso para os apaixonados por praias! Acontece que o mapa grego é todo fragmentado, cheio de pontinhos que representam as mais de 6 mil ilhas e ilhotas que compõem seu arquipélago. São divididas entre Ilhas Jônicas (no Mar Jônico), as Ilhas Cíclades (Mar Egeu) e Creta, as principais, e Espórades, Dodecaneso, Argosarónico e as ilhas nordeste do Mar Egeu – as menos famosas.

Santorini é uma das mais famosas e visitadas ilhas gregas. Dona do cenário que permeia o imaginário popular sobre as ilhas, é em Santorini que encontramos as aldeias brancas, localizadas sobre falésias vulcânicas, com janelas e portas e algumas cúpulas em azul. Estrela das ilhas Cíclades, sua beleza estonteante atrai muitos turistas, fotógrafos e apreciadores da natureza. No Mar Jônico, Zakynthos abriga a famosa Navagio Beach, considerada uma das praias mais bonitas do mundo! Com vegetação abundante, os campos de oliveira misturam-se à música tradicional tornando a estadia na ilha uma aventura mágica.

 

Que conhecer toda a magia e belezas da Grécia?

Contate a Ativa Turismo e monte um roteiro personalizado pelas maravilhas gregas!