Encantos lusitanos: 5 cidades para conhecer em Portugal

Muitos motivos ligam o Brasil a Portugal, desde laços históricos até a proximidade dos gostos e idioma. Fazer um roteiro pelas cidades lusitanas é como uma jornada ao berço, um retorno a raízes distantes. De norte a sul do país, o visitante encontra cenários belíssimos, paisagens encantadoras, uma terra fascinante onde se come e se bebe bem.

A cada esquina uma aula de história, a riqueza cultural de Portugal salta aos olhos e inunda todos os sentidos. Seja pelos azulejos e vielas de Lisboa, o aroma marcante do Porto e Alentejo ou mesmo no litoral espetacular, explorar Portugal é um deleite, um bálsamo à alma! Difícil mesmo é criar uma lista de lugares indispensáveis durante uma viagem, a escolha fica sempre entre o imperdível e o essencial. Sem “encher chouriços”, veja cinco indicações de destinos portugueses para um roteiro digno da realeza!

Lisboa

A joia da coroa é o destino que mais recebe turistas em solo português. Capital mais ensolarada do território europeu, Lisboa oferece roteiros desde os tradicionais aos mais modernos e descolados. A região da Baixa Pombalina (centro histórico) concentra inúmeros pontos turísticos organizados das margens do Rio Tejo à Avenida da Liberdade, como a Praça do Comércio, a Sé e a colina do Castelo de São Jorge. Os bairros mais tradicionais de Belém, Bairro Alto e Alfama não podem ficar de fora de um roteiro por Lisboa. A Torre de Belém, o Mosteiro dos Jerônimos, a Feira da Ladra e os Miradouros da Senhora do Monte e de Santa Luzia são ótimos pontos para fotografar.

Porto

A segunda maior cidade de Portugal dá nome ao seu maior tesouro: o vinho do porto. No Porto, a escolha fica entre passar o dia conhecendo as caves e saboreando o vinho ou se abster de exageros e caminhar pelas vielas estreitas tombadas pela Unesco como Patrimônio da Humanidade. Claro que o ideal é fazer as duas coisas. Em Vila Nova de Gaia, o visitante encontrará as melhores caves do Porto e poderá fazer um tour acompanhado por todas elas, incluindo a Cave Ramos Pinto, Sandeman e Ferreira. O bairro Ribeira, às margens do Rio Douro, é um dos lugares mais característicos da cidade, com suas casas coloridas e vida noturna agitada. No Mercado Bolhão está a essência do Porto. Dividido em vário andares, lá se vende carnes, frutas, peixes, flores e muitos outros produtos.

Aveiro

Chamada de “Veneza portuguesa”, Aveiro é um daqueles lugares apaixonantes. A 74 km de Porto, é possível fazer um bate e volta de trem. Fácil de ser explorada, Aveiro é cortada por uma ria (você leu certo), conhecida como Ria de Aveiro. Um encontro perfeito entre mar e a ria, a cidade é atravessada por uma extensa rede de canais, repleta de coloridos barquinhos moliceiros e os belos edifícios de Arte Nova – tipo de construção característica da região. Um passeio de bicicleta pelas ruas e visitas às igrejas e à reserva Natural das Dunas de São Jacinto são indispensáveis. Assim como a Praia da Costa Nova e o Farol da Barra. Não deixe de provar os ovos moles de Aveiro, uma delícia peculiar da região.

Évora

Na região do Alentejo, Évora é uma cidade medieval que guarda as marcas da ocupação romana. Denominada como “cidade-museu” pela Unesco, Évora transborda história, gastronomia e paisagens dignas de cinema. A menos de duas horas de Lisboa, a cidade é capital do Alto Alentejo e abriga, dentro de suas muralhas do século 14, verdadeiras obras de arte arquitetônicas. A Praça do Giraldo, no centro da cidade, é rodeada por fachadas neoclássicas, nela foi executado, acusado de traição, o duque de Bragança, cunhado de Dom João II. O Templo Romano de Diana, com suas colunas romanas ainda eretas, a Catedral da Sé e Mosteiro dos Lóios são outras atrações da cidade. Além dos atributos turísticos, Évora é uma cidade universitária, o que significa uma grande oferta de restaurantes, café e bares.

Sintra

Por muitos anos considerado como destino da elite lisboeta, Sintra – assim como Cascais – vale um bate e volta saindo de Lisboa. Um lugar que mais parece ter saído de um conto de fadas: Sintra é uma encantadora cidade localizada nas colinas da Serra de Sintra, repleta de construções histórias, palácios e mansões luxuosas. O Palácio Nacional da Pena, um dos mais belos da Europa, chama atenção de longe com suas cores vibrantes. O Palácio Nacional de Sintra, no estio gótico, acrescenta um tom mais sobreo à paisagem. A luxuosa mansão da Quinta da Regaleira, com seus belos bosques, túneis escondidos, capela e torres é outro ponto interessante. A dica é conhecer o restaurante e livraria estabelecidos no local. Para chegar ao Castelo dos Mouros, ou Castelo de Sintra, uma subida sobre penhascos permite que o viajante contemple a melhor vista da região.

 

Elaboramos roteiros exclusivos para você aproveitar o melhor de Portugal. Converse com um de nossos agentes e programe sua próxima viagem!