Pacotes para Machu Picchu: guia completo para famílias a aventureiros

pacotes para machu picchu

Confira os melhores roteiros para famílias, casais ou aventureiros até a “Cidade dos Incas”: ou seja, pacotes para Machu Picchu que agradam a todos os gostos

Um dos destinos mais procurados pelos turistas, Machu Picchu pode ser explorada por roteiros diferentes e emocionantes. Esses incluem desde os principais pontos turísticos da cidade de Cusco até curiosidades da cultura inca. E, claro, as ruínas do Vale Sagrado, um lugar que possui os mais interessantes sítios arqueológicos da região. Por isso, embarque conosco neste conteúdo com pacotes para Machu Picchu – e escolha o que melhor se encaixa ao seu perfil.

Além disso, você poderá escolher passear pelas Águas Calientes, um pequeno vilarejo em meio às montanhas. Ou até mesmo optar por uma viagem flexível, repleta de passeios, paisagens e lugares inesquecíveis.

Vamos nessa?!

Pacote “Family”

Esse pacote foi feito para atender quem gosta de viajar em família, ao lado de alguém especial, ou até mesmo sozinho, durante as férias ou feriados prolongados.

O roteiro é leve e passa pelos lugares tradicionais da região peruana. No programa de viagem, está incluso a visita ao Vale Sagrado dos Incas. O local abriga os mais impressionantes sítios arqueológicos; a cidadela de Machu Picchu, uma das maravilhas do mundo moderno; e a cidade de Águas Calientes, um encantador vilarejo em meio às montanhas.

As paisagens cinematográficas vão encantar e as experiências ficarão para sempre na lembrança. Então, preparado para embarcar? A Ativa Turismo prepara as melhores opções para você.

O céu estrelado do Hemisfério Sul dá um toque de mágica aos momentos vivenciados nos arredores de Machu Picchu

Vale Sagrado

O pacote do Vale Sagrado até Machu Picchu é uma opção ideal para ser feita por famílias ou casais. A viagem pode durar 5 ou 7 dias e levará você por meio da rica história inca e sua cultura viva e magnífica. Sítios arqueológicos majestosos levam até as trilhas remotas do Peru, montanhas e vales, repleto em belezas naturais e comunidades andinas. Guias especializados te ajudarão nessa aventura e você poderá se acomodar em luxuosos chalés nas montanhas, para se preparar para o dia seguinte. Vamos nessa?

ITINERÁRIO

DIA 1 – Vale Sagrado dos Incas | Explorando Pisaq

Partida pela manhã de Cusco. Opção para visitar o célebre mercado em Pisaq ou fazer uma caminhada nas colinas e montanhas sobre o Vale Sagrado. Mais tarde, desfrute de acesso exclusivo à comunidade isolada da Viacha, onde você aprenderá sobre suas práticas agrícolas exclusivas. Para o almoço, delicie-se com uma tradicional refeição “Pachamanca”, cozida sob pedras quentes. Excursão à tarde para o complexo arqueológico em Pisaq, uma oportunidade maravilhosa para explorar o complexo livre de multidões, com o sol se pondo atrás dos picos.

DIA 2 – Região de Lares

Vamos no coração da região de Lares, no Peru. Uma viagem pela estrada levará você até sítios arqueológicos remotos peruanos. Após o almoço, escolha entre visitar uma aldeia de tecelão tradicional ou um passeio panorâmico com uma caminhada em meio aos lagos azul-turquesa e picos até a remota vila de Huacahuasi. Os moradores locais lhe darão informações sobre a evolução do povo andino, tanto na cultura quanto no comércio.

DIA 3 – Vale Sagrado dos Incas | Caminhando entre trilhas autênticas dos incas

Passe algum tempo pela manhã aprendendo mais sobre a herança e as atividades diárias da comunidade de Huacahuasi. Depois, você poderá optar por embarcar em uma caminhada espetacular até o vale que leva à antiga cidade de Ollantaytambo, a cidade mais antiga da América Latina; ou experimentar uma caminhada descontraída em uma incrível trilha inca até a comunidade local de Totora.

Se você preferir ver mais sobre o Vale Sagrado, você poderá visitar o museu etnográfico com a história das ricas civilizações do passado do Peru ou optar por explorar o vale em passeio de “mountain bike”. Depois, desfrute de um almoço na zona rural do Rio Urubamba a caminho de Ollantaytambo, onde você pode passar o tempo vagando pelas ruas charmosas do local.

Deixe-se levar pelo paladar, saboreando os pratos típicos da culinária peruana

Destaques: Cidade velha de Ollantaytambo | Huacahuasi | Comunidades locais

DIA 4 – Vale Sagrado dos Incas | Descobrindo Ollantaytambo

De manhã cedo, curta caminhada para Ollantaytambo e aprecie as vistas magníficas da cidade e do templo. Depois, desfrute de uma visita guiada em um dos melhores exemplos da arquitetura inca e deleite-se com sua história mística. O passeio é uma introdução perfeita à maravilha de Machu Picchu. Meio-dia, embarque em um passeio de trem panorâmico ao longo do Vale do Rio Urubamba até Aguas Calientes, uma cidade movimentada abaixo do Santuário de Machu Picchu.

DIA 5 – Machu Picchu | O Santuário

De madrugada, comece sua visita em Machu Picchu com um divertido passeio de ônibus. Ao entrar no Santuário, no Portão do Sol, prepare-se para se impressionar com a arquitetura da Torre de Vigia, do Templo do Sol e das residências reais Inca, entre muitas outras curiosidades do lugar. Reserve um momento para relaxar ou para meditar e absorver a energia mística do ambiente. Deixe sua imaginação voar enquanto contempla a história e mistério de Machu Picchu. Subida opcional em Huayna Picchu*. Almoço em Aguas Calientes. À tarde / início da noite retorno a Cusco por trem e ônibus particular.

Os bilhetes para a montanha Huayna Picchu estão sujeitos a disponibilidade.*

Poucos locais na Terra têm a sorte de ser abençoados com belos cenários naturais que promovem a paz como no Colpa Lodge.

Pacote “Adventure”

Esse pacote foi feito para os aventureiros de plantão. Pela Trilha Inca, o turista poderá conhecer os principais complexos arqueológicos do Peru. O roteiro inclui os passeios para Aguas Calientes e o Valle Sagrado dos Incas.

Além de conhecer uma das 7 Maravilhas do Mundo, a cidadela inca de Machu Picchu, você terá a oportunidade de conhecer as curiosidades da cultura inca. Preparado para viver mais essa aventura? Vem com a Ativa Turismo.

Trilha de Salkantay

Se você é um típico aventureiro, experimente o pacote que oferece uma trilha que te levará até Machu Picchu. A famosa caminhada de Salkantay dura 7 dias e lhe proporcionará experiências que serão vividas bem próximas a natureza. Em meio a 15 ecossistemas diferentes, enquanto você explora a cultura inca, poderá observar aldeias onde os moradores ainda mantêm antigas tradições e redescobrem a beleza mística da cidadela inca.

ITINERÁRIO

Chegada em Cusco

Conheça a cidade e outros turistas em Cusco. Lá, você receberá todas as informações importantes para uma ótima experiência na trilha.

DIA 1 – Cusco até Salkantay Lodge

Visitaremos as ruínas incas e a aldeia montanhosa de Mollepata, antes de iniciarmos a caminhada. O destino é o acolhedor hotel Salkantay Lodge, localizado no pico na cabeceira do vale. Salkantay é uma montanha sagrada na mitologia inca.

Pernoite: Salkantay Lodges

Duração da trilha: aproximadamente 6 horas (incluindo piquenique no caminho)

pacotes para machu picchu

Com nome referente à mitologia inca, repouse no belo hotel Salkantay Lodges – onde terá uma estadia aconchegante e memorável

DIA 2 – Lago de Humantay

Caminhada de aclimatação desde o hotel até o Lago de Humantay, coberto por geleiras, com vista para o monte.

Pernoite: Salkantay Lodges

Duração da trilha: aproximadamente 4 horas

Atividades opcionais: Cavalgadas.

DIA 3 – Continuação da trilha de Salkantay

Hoje é o grande dia! Chegaremos ao ponto mais alto da trilha de Salkantay. Contemple a vista dos picos cobertos de neve da cordilheira de Vilcabamba.

Pernoite: Wayra Lodge

Duração da trilha: 6 a 8 horas (incluindo almoço)

Desvende a energia de uma das paisagens mais espetaculares do sul do Peru: o Colpampa Valley – onde as montanhas se unem ao céu, o Sol à Lua e a mente ao corpo

 

DIA 4 – Floresta da Nuvem

Começamos nossa descida ao longo do rio Salkantay, onde o ar quente começa a subir da selva peruana, acompanhado por borboletas coloridas e orquídeas belíssimas.

Pernoite: Colpa Lodge

Duração da trilha: 3 a 4 horas

Atividade opcional: Bicicleta de Manchaywaycco até Collpapampa / Duração: aproximadamente 3 horas / Nível: fácil.

DIA 5 – Vale do Rio de Santa Teresa

Caminharemos por áreas rurais mais povoadas, passando por pomares de banana, “maracujá colombiano” e abacate. Faremos um piquenique à beira do rio e depois visitaremos uma plantação de café, antes de chegar ao Lucma Lodge, cercado por seus próprios abacateiros.

Pernoite: Lucma Lodge

Duração da trilha: 5 a 6 horas (incluindo almoço)

Atividades opcionais: Zip Line em Santa Teresa. Esta é uma atividade de dia inteiro que substitui a caminhada.

Trilha de bike:

Opção a) Yanama pass – Hornopampa – Lluskamayo. Duração: 5 horas aproximadamente. Nível: fácil a moderado.

Opção b) Descida de Hornopampa para Lluskamayo. Duração: 3,5 horas aproximadamente. Nível: fácil.

pacotes para machu picchu

Lucma Lodge está localizado no final do Salkantay Trek e à borda da trilha inca de Llactapata. Permite vistas deslumbrantes do rio e pomares.

DIA 6 – Llactapata

Em nosso último dia de caminhada, iremos para Llactapata, sítio arqueológico localizado a cerca de 5 quilômetros a oeste de Machu Picchu. Lá, a vista é espetacular do Santuário de Machu Picchu. Poucos viajantes têm a chance de admirar essa visão. Depois, seguiremos para o trem com destino ao nosso destino final: Machu Picchu.

Pernoite: Aguas Calientes

Duração da trilha: 4 a 6 horas

DIA 7 – Santuário de Machui Picchu

Faremos um tour guiado de duas horas pelas ruínas, depois teremos o resto da manhã para explorar o local por conta própria ou caminhar pela íngreme paisagem natural de Huayna Picchu.

Todos os 6 quartos privativos do hotel Lucma Lodge incluem edredons de plumas. A arquitetura e a decoração ecológicas mesclam a tradicional herança peruana com design contemporâneo.

Retorno a Cusco

Os bilhetes para a montanha Huayna Picchu estão sujeitos a disponibilidade.*

*Lembrando que esses roteiros são totalmente flexíveis. Escolha a melhor opção para você!