Bali, Indonésia: guia com passeios e informações essenciais

bali indonésia

Bali, Indonésia, é mais conhecida como a “Ilha dos Deuses”: proporciona ao viajante uma viagem inesquecível e paradisíaca, repleta de belezas naturais com um legado cultural riquíssimo!

Localizada no centro de um arquipélago, entre as ilhas de Java e Lombok, a ilha de Bali, Indonésia, é considerada o centro do universo espiritual segundo o povo local. Com uma população aproximada de 4 milhões de pessoas.

Bali abriga grande parte do povo hindu. Os balineses tem por missão a conservação da área com base no conceito de Tri Hita Karana, uma das importantes filosofias da religião. A expressão teve origem nas palavras “Tri”, que significa três; “Hita”, que significa felicidade; e “Karana”, que significa a causa ou forma. Juntas, elas formam um dos ensinamentos do hinduísmo: “Três maneiras de atingir o bem-estar físico e espiritual”.

bali indonesia

Por isso, a harmonia e a energia do lugar aliada às belezas naturais fazem de Bali um destino turístico, religioso e cultural bastante procurado. A famosa “Ilha dos Deuses” cresceu muito e deixou de ser um destino só para mochileiros. Ela é capaz de alinhar cultura e beleza, templos e praias, história e paisagens. Aventure-se em mais essa viagem com a Ativa Turismo e conheça os principais lugares e passeios desse lugar fascinante.

bali indonesia

Natureza, cultura e religião são mantras na belíssima ilha de Bali

Como fontes termais, relaxe nas águas turquesas e quentes das praias de Bali 

Praias da região Sul de Bali

Muitas pessoas que visitam Bali pela primeira vez costumam ir para o sul da ilha. Neste canto da belíssima ilha está localizada uma região com cenários incríveis. Surfistas se auto-desafiam nas grandes ondas formadas no mar que parece não ter fim. Por lá, é possível encontrar até mesmo nomes internacionais desse esporte, como na cidade de Kuta.

Idealize os movimentos que traçam a passagem do tempo dos anos 60 aos 70. Por volta de 1960, a cidadela de Kuta se tornou um centro de contemplação à paz e à natureza: foi descoberta pelo movimento hippie e por surfistas. Próxima ao Aeroporto Internacional de Bali, é famosa por sua agitada vida noturna e opções de compras que agradam a todos os gostos.

O mais deslumbrante é sua praia em forma de lua, capaz de preservar o encanto de sua descoberta. É impossível não se fascinar com tamanha beleza, que atrai suspiros de milhares de pessoas em todo o mundo.  A Península de Bukit, onde fica a praia de Nusa Dua, também é conhecida pela prática de surf, windsurf e outras atividades aquáticas que viram sinônimos de sorrisos e diversão por quem ali viaja.

bali indonesia

Kuta te transporta aos anos 70, com surfistas e hippies que deixam o local ainda mais encantador

Praias da região Norte de Bali

De Kuta, siga seguir para o norte do arquipélago. rumo às praias de Legian, Double Six e Seminyak. A combinação deste trio de praias reserva lugares perfeitos para relaxar.

Atravessando as areias de Seminyak, é possível visitar o Templo de Petitenget. Este templo foi construído há séculos, ao redor de um santuário para acalmar espíritos que assombravam a região. Assim, o legado cultural de Bali encanta qualquer um. Seminyak é um lugar calmo, perfeito a quem procura a paz interior, conhecido também pelos excelentes restaurantes e lojas de roupas.

Praias da região Oeste de Bali

No oeste da península é possível desvendar uma das belas praias de Bali: a Jimbaran. Ao entardecer, acomode-se em um dos restaurantes de frutos do mar ao pé da areia para apreciar um espetáculo incrível: o pôr-do-sol.

Mais ao sul, fora do Mar de Java, é possível ver a pedra Uluwatu. Bali ainda reserva surpresas inesquecíveis e paisagens paradisíacas, como as ilhas Gili, que possuem um mar de águas cristalinas.

bali indonesia

Desbrave todas as belezas da Ilha dos Deuses, como a pedra Uluwatu

Passeios capazes de unir paz e natureza de forma extraordinária

Trilhas, montanhas e animais

Em Bali, existem muitas trilhas que chegam até o topo dos templos e pontos mais importantes da ilha. Há várias opções para quem explorar esses locais mais escondidos e surpreendentes. Aos amantes da água salgada, o passeio de barco tende a ser o ideal. Para quem prefere ir por terra, motoristas particulares estão disponíveis, bem como scooters para aluguel – caso queira ir por conta própria.

Perto da capital da ilha, Denpasar, fica o Parque de Aves de Bali. Cores e sons se misturam neste santuário, que conta com mais de 1.000 aves não só da Indonésia – mas de todos os cantos do planeta.

Já Ubud é um dos destinos turísticos mais populares de Bali. Sem deixar a tranquilidade de lado, no local é possível encontrar alguns dos habitantes mais populares da região: os macacos. Eles ficam sob a copa da Floresta Sagrada dos Macacos.

bali indonesia

Não deixe de apreciar a natureza da Floresta dos Macacos

Quer se aventurar pelas águas de Bali? Então, aproveite a oportunidade de fazer rafting pelo Rio Ayung. Seguindo por florestas tropicais intocadas de Ubud, desfiladeiros profundos e alguns campos de arroz distantes, as corredeiras do Rio Ayung proporcionarão uma verdadeira aventura. Mas já imaginou explorar Bali nas costas de um elefante? No Zoológico de Bali, é possível ter contato direto com o animal – que são cuidados com segurança e conforto. A experiência é inigualável!

Cultura, templos e deuses

À medida em que a altitude aumenta, entre as montanhas de Bali e às névoas vulcânicas de Kintamani, moram os deuses mais reverenciados. Em Goa Gajah, acredita-se ser possível entrar na boca de um demônio na Caverna do Elefante.

Já no distrito de Klungkung, o turista pode visitar Goa Lawah (a Gruta dos Morcegos). A experiência pode lhe soar desafiadora e selvagem, mas fique tranquilo. Você se surpreenderá com as paredes que por lá vibram. Além disso, a gruta é considerada santa e conta com um templo e um santuário à sua volta, protegendo a entrada.

bali indonesia

Outro espaço sagrado em Bali é Kerta Gosa. É conhecida como “Sala de Justiça”, construída no século XVIII em Klungkung e famosa por sua pintura e arquitetura.

A quem gosta de danças, a aldeia de aldeia de Batubulan transforma-se em um belíssimo espetáculo. Por lá os viajantes assistem uma apresentação de dança Barong e Kris, que descreve a eterna luta entre o bem (Barong) e o mal (Rangda).

Para encerrar seu roteiro, você não verá o tempo passar diante de tantas barracas e galerias na capital cultural Ubud. Obras de artesões locais chamam a atenção de quem passa pelas ruas, tornando difícil a missão de escolher apenas qual lembrancinha para levar como recordação. São tantas as obras que encantam!

Aos que desejam apreciar ainda mais de perto a arte de Bali, a charmosa vila de Celuk os convida para visitar os museus Neka Art e Puri Lukisan.

Ou, ainda, fazer um passeio pelo incrível acervo particular do Museu ARMA. A parada obrigatória é a bela casa do pintor Antonio Blanco, em estilo balinesa. Famoso por seus trabalhos com formas femininas, o pintor é conhecido como “o Salvador Dalí de Bali” (apesar de Dalí aderir ao surrealismo). O local que abriga o museu contém uma casa em cima de uma colina, bem como uma vista única dos arrozais e pássaros exóticos que chegam próximos aos turistas.

Portanto, a Indonésia tem milhares de ilhas para explorar. Porém, poucos lugares do mundo oferecem a mesma cultura, beleza natural e espírito da incrível Bali.