7 curiosidades sobre a Indonésia que você tem de saber antes de viajar

curiosidades da indonésia

Talvez você nem saiba, mas a Indonésia é o maior arquipélago do mundo. Além das belezas naturais, o destino possui vários  aspectos culturais, religiosos e gastronômicos bem curiosos. Conheça algumas curiosidades da Indonésia com a Ativa Turismo

Distante das praias, nas montanhas em meio a plantações de arroz, Ubud foi cenário para o filme protagonizado pela atriz Julia Roberts, “Comer, Rezar e Amar”. Cercada por charmosos arrozais, onde a personagem aparece em cima de uma bicicleta, o local é destino para viajantes que procuram relaxar. Mas seu país não se restringe somente às belezas de Bali. Tanto para quem gosta de estar em paz quanto para aqueles que preferem badalação, a Indonésia possui lugares, cultura e costumes, tradições e uma culinária que encanta e agrada a todos. Curiosidades sobre a Indonésia não faltam para serem desvendadas, saboreadas, vivenciadas.de Bali.

Quando se fala no país, talvez a primeira imagem que venha a mente é de uma linda praia rodeada de palmeiras, com águas claras, ondas perfeitas e surfistas de vários lugares do mundo. Sim, a Indonésia tem pontos tão inigualáveis quanto esses que somos capazes de idealizar e nos transportr pela imaginação. Mas a Indonésia surpreende mais do que aonde nossa mente pode chegar.

Quem vai à Indonésia, encontra curiosidades imagináveis e exóticas. Apesar do número de turistas crescer todo ano, muitas pessoas não conhecem de fato a cultura local e cada detalhe que esse país tem para oferecer. Para ajudar, a Ativa Turismo separou 7 curiosidades sobre a Indonésia que você deve saber antes de viajar. Confira:

curiosidades da indonésia

A Indonésia é um destino que agrada tanto para quem gosta de estar em paz quanto aqueles que preferem badalação

1. Os elefantes da Indonésia

Para o hinduísmo, os elefantes são considerados animais sagrados. Um dos deuses mais importantes da religião, Ganesh, é representado pela figura do animal. No Elephant Safari Park, um parque que fica na ilha de Bali, é possível interagir com os 31 elefantes que vieram da Sumatra, outro arquipélago da Indonésia. No parque, você terá contato direto com eles e poderá até passear em cima de um. Mesmo em extinção, o elefante indonésio foi o primeiro animal a sentir um tsunami, devido à audição aguçada.

Além de safári, o lugar também é um hotel, servindo de opção para os visitantes que procuram vivenciar a cultura e fazer passeios em Bali e na Indonésia. O viajante que optar ficar por lá, terá o prazer de ter um elefante como companheiro. Os animais acompanham um pouco da rotina do turista, levando-o para passear na floresta, almoçar e até jantar. Os guias que acompanham os elefantes aprendem a conduzi-los, respeitá-los e cuidá-los desde o nascimento. A escola de elefantes fica na Sumatra. Por isso, é extremamente confiável viver essa experiência quando for a Bali.

curiosidades da indonésia

Os elefantes são animais sagrados e místicos aos nativos e, por isso, se fazem presentes em parques especiais

Atenção: A Ativa Turismo é contra qualquer atividade que pratique maus-tratos a animais. Por isso, conte conosco para escolher os melhores points para visitação a elefantes, em que o tratamento dados aos animais seja digno e confiável.

2. Comida da Indonésia

A culinária exótica da Indonésia é um dos seus grandes atrativos, além das belezas naturais e paradisíacas de suas mais de 17 mil ilhas. O sabor marcante dos pratos típicos, se deve, muitas vezes, ao molho de soja doce, o kecap manis, muito usado na gastronomia. Outros ingredientes muito característicos de lá são as especiarias, como a canela, cravo, noz-moscada, curry e coentro.

Quando for à Indonésia, não deixe de experimentar algumas das comidas locais como:

Gung penang: camarões salteados ao creme servidos em um abacaxi. O creme geralmente leva leite de coco, gengibre, nam pla (molho tailandês), alho, acelga e mel. Esta é uma das receitas mais desejadas pelo país, apetecendo até os paladares mais exigentes.

Rendang: carne cozida no leite de coco, com toque de erva-cidreira, açafrão, gengibre e pimenta. Um dos pratos mais consagrados na Indonésia, já foi eleito como a melhor receita do mundo pela CNN.

Gado-gado: em indonésio, significa “mistura”. É um molho cremoso, adocicado e picante, à base de amendoim. Geralmente servido com legumes cozidos, como batata, milho, cenoura, vagem, inhame, entre outros.

Satay: carne temperada e grelhada, servida em espeto de madeira e acompanhada de molho de amendoim.

No Mercado Central de Denpasar, em Bali, você poderá encontrar de tudo. Carnes de todos os tipos, frutos do mar e muitas outras curiosidades da culinária. A carne de carneiro e de cabra são populares, mas o porco só é consumido pelas comunidades hindus, como em Bali. Além disso, os indonésios comem arroz no café da manhã, almoço e jantar.

As frutas da Indonésia também são muito diferentes. Nas ruas e mercados é possível encontrar a famosa rambutan, mangostim, durian, sneak fruit, entre outras.

curiosidades da indonésia

Com camarões salteados em molho cremoso e servidos em um abacaxi, o gung penang é um dos destaques da culinária indonésia

3. Surf na Indonésia

O surf na Indonésia começou por volta de 1966, com o documentário “The Endless Summer”. Para quem curte surftrip, o país possui algumas das melhores praias para a prática do esporte. As belezas naturais do lugar ajudam muito na hora dos surfistas escolherem para aonde ir. A ilha de Bali é a mais famosa e mais procurada pelos turistas na Indonésia. Em seguida, as praias de Lombok e Sumbawa.

curiosidades da indonésia

Tradicionais em países asiáticos, como Tailândia, a Indonésia reúne ainda vários “mercados flutuantes”, em que vendedores oferecem suas mercadorias em seus barcos enquanto navegam pelos rios da região

4. Velório na Indonésia

Por serem adeptos do hinduísmo, os balineses cremam seus corpos em cerimônias em que lidam com a morte como o nascimento para uma nova vida. Muitas vezes realizado ao ar livre, o velório na Indonésia é bem diferente da cultura de muitos países ocidentais.

Por lá, eles preparam uma festa bem colorida e alegre, com música e comemoração. O caixão de costume fica suspenso ao alto e o corpo do falecido é descoberto para que as mulheres e familiares levem oferendas para a transição do espírito em uma criança que está nascendo.

curiosidades da indonésia

Os campos verdes imensos fascinam os turistas, que perpassam por arrozais, por exemplo, em suas bicicletas

5. Danças tradicionais

As danças tradicionais de Bali são referência na Indonésia. Algumas misturam dança e teatro, como a dança Barong, que podem ser vistas em Ubud. Cada uma delas tem uma história, dramatizada pelos dançarinos. A combinação da música, coreografias, dramaturgias, belos figurinos e fantasias fazem da apresentação um espetáculo encantador para o turista que vai a Bali.

Com sete diferentes estilos tradicionais, a dança é umas das mais conhecidas expressões culturais da região. Outras danças famosas que devem ser vistas por quem visita a ilha são a dança Lelong e a dança do fogo, Kecak. A grande maioria das danças é feita só por mulheres.

Uma curiosidade é que os balineses costumam dizer que durante a apresentação as pessoas entram em transe. Portanto, vale vivenciar essa experiência cultural.

curiosidades da indonésia

Receptivos, indonésios costumam receber seus turistas de braços abertos

6. Templos da Indonésia

Quem optar por visitar os templos em Bali e na Indonésia, para entrar, é obrigado a usar um sarongue (saia usada a todos os sexos, constituída por um pedaço de pano que envolve a parte inferior do tronco) ou uma calça enrolada na cintura. Afinal, é preciso cobrir joelhos, bem como ombros, para adentrar nessas verdadeiras obras arquitetônicas e sagradas.

Um dos templos mais famosos é Pura Tirta Empul, onde as pessoas vão para se purificar e levar oferendas aos seus deuses. Já o Templo dos Macacos, Pura Luhur Uluwatu, é o mais conhecido da área de Bali. Lá é possível ver o teatro da dança do Fogo.

Caso queira uma vivência ainda mais inusitada, assista ao ritual das águas no Water Temple. Este belo ritual é constituído de três etapas. Primeiramente, a pessoa faz uma oferenda para a grande árvore. Segundo, faz o chamado ritual das águas. Por fim, veste-se com uma roupa própria para a cerimônia tradicional e um ritual com o padre local, que ajudará na prece de permissão. No lugar existem 12 fontes, sendo uma delas destinada a homenagens e preces a falecidos.

Cada templo traz sua forma de paz aos visitantes. É um encontro espiritual, com seu interior. Por isso a Ativa Turismo te convida a adentrar em seu eu e conhecer esses fascinantes templos, assim como Tanah Lot, Templo do Lago, Gunung Kawi e Goa Gajah.

curiosidades da indonésia

Conhecida como a Ilha dos Mil Templos, Bali reúne os principais templos da Indonésia. A arquitetura, juntamente à presença de representações sagradas, dão um ar de leveza e espiritualidade à viagem

7. Monkey Forest: os macacos na Indonésia

No hinduísmo balinês, os macacos são considerados tão sagrados quanto os templos. Por isso, na Indonésia se preserva uma floresta destinada a eles, a Monkey Forest. O local, que localiza-se em Ubud, é rodeado de verde e oferece frutas para que aqueles que por lá caminham possam alimentar os macacos. São cerca de 600 macacos que interagem junto aos turistas, balançam pelas árvores e são apreciados pelos habitantes.

curiosidades da indonésia

Além de oferecer sol, águas transparentes, gastronomia excêntrica o país deslumbra por seus templos em picos de montanhas, lagos e ilhas

Essas são apenas algumas das curiosidades da Indonésia que despertam o olhar, o tato, o olfato e o paladar de todo e qualquer turista que pelo país viaje. Caso queira viver de perto todas essas experiências, conte com a Ativa Turismo para personalizar sua viagem à Indonésia e torná-la ainda mais inesquecível.