Ruínas de Machu Picchu e os mistérios da cidade perdida dos Incas

Conheça as trilhas e tradições das ruínas de Machu Picchu, desvendando a cultura inca em uma viagem reservada até a cidade perdida

Já pensou em vivenciar a cultura inca bem de perto? Por isso, queremos te convidar a um destino perfeito para os amantes de história, bem como aos apaixonados pela natureza e pelo passado. Neste conteúdo, te transportaremos às ruínas de Machu Picchu.

O local, que é conhecido por seus mistérios e beleza, fica em meio a templos, vales, montanhas e paisagens de tirar o fôlego. Afinal, não à toa a cidadela inca é considerada uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno.

Já nos primeiros passeios na cidade junto à Ativa Turismo, você conhecerá a magia que há na região. O roteiro se inicia pelas costas de Machu Picchu, em contramão aos grupos de turistas que por lá estão. É uma experiência única, inusitada e reservada. O viajante que chegar até lá, com certeza, não irá se arrepender.

Assim, nós preparamos uma rota surpreendente para você embarcar em uma viagem que ficará na memória. Comece sua aventura pelos mistérios e ruínas do Vale Sagrado dos Incas. Confira:

Do Brasil até Lima e Cusco, no Peru

A cidade mais próxima do sítio arqueológico de Machu Picchu é Cusco. Para chegar até lá, te embarcaremos com todo o conforto e segurança em voo.

Em Cusco, cuidaremos de todos os detalhes de seu roteiro. Privilegiamos visitas ao centro histórico, bem como a contemplação ao Templo do Sol e suas pedras. Também adicionaremos em seu dia restaurantes que agradam até os mais exigentes paladares com o melhor da culinária peruana.

ruínas de machu picchu

Neste mapa é possível desvendar todos os pontos a serem explorados em nosso roteiro

De Cusco até Pisac

Você descobrirá o Vale Sagrado dos Incas em um passeio inesquecível. Localizada a 33 km de Cusco, a exuberante cidade de Pisac fará parte de nossa segunda parada.

O complexo gigantesco surpreende por seus campos agrícolas e ruínas. Venha conosco ao famoso mercado de artesanatos de Pisac, que possui as mais diferentes mercadorias coloridas. Além dos produtos, é possível encontrar belas obras de artes. Aos domingos, a vivência se torna ainda mais graciosa ao assistir a uma missa católica celebrada na língua nativa de Quechua.

Faça uma pausa na vila de Awanacancha. Por lá, você terá contato direto com indígenas locais fabricando cestos e outros produtos à mão. Impossível não se encantar. O lugar é ainda repleto de lhamas, alpacas, guanacos e vicunhas, animais típicos dos Andes.

ruínas de machu picchu

Desfrute do melhor de Cusco com a Ativa Turismo

Ao partir de Pisac, recomendamos a visita aos povoados de Yucay, Urubamba. Aproveite o passeio para explorar as impressionantes ruínas antigas de Ollantaytambo, E, por fim, conhecer Águas Calientes.

As colinas que cercam Ollantaytambo proporcionam uma vista magnífica dos típicos armazéns incas. Ainda na região, é possível visitar o sítio arqueológico de Chinchero. Finalize o dia com uma saída imperdível pelo tour de trem que percorre rios e vales em volta do sitio arqueológico de Machu Picchu.

ruínas de machu picchu

Tenha uma vivência inigualável junto aos nativos da região

De Águas Calientes até Machu Picchu

A apenas 6 km de distância das ruínas de Machu Picchu, relaxe em um reconfortante banho nas fontes termais de Águas Calientes. Hotéis e restaurantes no local também estarão à sua espera para proporcionar uma vivência ainda mais deslumbrante.

Desfrute do tempo livre para desvendar esse lugar histórico. Passeie conosco pela trilha da Porta do Sol, considerada a entrada oficial de Machu Picchu.

ruínas de machu picchu

Aproveite o tempo livre para se reconfortar nas exuberantes hospedagens que te oferecemos

As ruínas de Machu Picchu

Assim, chegaremos nas ruínas de Machu Picchu. A arquitetura do local é combinada com toques de história, mistério e beleza. Estar lá e subir pela famosa montanha de Huyana Picchu proporciona uma sensação inigualável e fotos fascinantes.

O tour passa pelo Templo das Três Janelas, o Templo principal, o Templo do Sol, o Relógio de Sol, a Pedra Sagrada, a praça principal e os terraços agrícolas. A beleza de Machu Picchu hipnotiza e coloca a cidade na lista dos destinos mais desejados do mundo. 

ruínas de machu picchu

Muitos são os mistérios ainda escondidos dentre as ruínas de Machu Picchu

Existem várias teses que explicam a razão pela qual Machu Picchu foi construída. Mas uma das mais aceitas diz que a “Cidade dos Incas” é sagrada. No lugar, ficavam os cidadãos escolhidos pelo rei Inca para estudarem a astronomia, o calendário e realizarem cerimônias. Para o povo inca, naquela época, as montanhas eram especiais, já que ficavam próximas do céu, onde estava o plano superior.

Além de adaptarem suas construções aos recursos naturais, os incas desenvolveram formas para que as edificações resistissem aos terremotos. Assim, a cidadela possui um formato singular e uma arquitetura inteligente.

Muitas montanhas apresentam um “V” em seus picos, marcando os meses do ano

As ruínas chamam muita atenção e despertam a curiosidade de estudiosos, pois a civilização inca desconhecia algumas ferramentas que eram muito populares na Europa e Ásia. Contudo, as construções de Machu Picchu tem um grande significado. A astronomia e as coordenadas geográficas foram ligadas diretamente às construções. Vários picos de montanhas são em forma de “V” e marcam os meses do ano, terminando na Porta do Sol. Essa é entrada da maioria das trilhas a pé que levam à cidadela, inclusive à famosa Inka Trail (Trilha Inca).

Um museu pouco conhecido pelos turistas, o Museo de Sitio Manuel Chávez Ballón, explica sobre como Machu Picchu foi construída e o motivo dos Incas escolherem uma localização natural para a cidadela. Ele fica escondido no final de uma estrada de terra, perto de Machu Picchu e a cerca de 30 minutos a pé da cidade de Águas Calientes.

ruínas de machu picchu

É possível optar por trilhas a pé ou a cavalo por Machu Picchu, conforme sua preferência

Com a Ativa Turismo, você pode personalizar sua aventura escolhendo entre as várias atividades diárias do Vale Sangrado. Cada uma delas é planejada para ser única. Não perca tempo e embarque em mais uma aventura pelo mundo. Escolha o pacote que mais combina com você e boa viagem!