Caminho inca de Machu Picchu: como se preparar e o que esperar

Caminho inca para Machu Picchu

Aventura de Salkantay: muitos não sabem, mas a tradicional trilha inca de Ollantaytambo não é o único caminho inca de Machu Picchu

O viajante que pretende explorar a Cidade Perdida em grande estilo, tem a possibilidade de experimentar não somente um caminho inca de Machu Picchu. Uma das opções é embarcar na Aventura de Salkantay.

A trilha é uma viagem que começa no grande pico da Cordilheira dos Andes, considerado o segundo mais alto de Cusco. O trajeto, que conta com florestas surpreendentes e montanhas grandiosas, permite ao viajante uma travessia de até cinco dias. Essa pode ser realizada com apoio de cavalos, carro e bicicleta para enfrentar os obstáculos naturais.

Diferente dos percursos tradicionais, esse circuito até Machu Picchu é feito pelas costas das montanhas peruanas. A região do nevado de Salkantay presenteia o viajante com uma paisagem única, repleta por picos, lagos e belos cenários da natureza. O resultado são fotos deslumbrantes e momentos que ficarão na memória.

Para ajudar, a Ativa Turismo preparou algumas dicas de roteiros para seguir. Saiba aqui como contratar essa trilha inesquecível até a cidade inca de Machu Picchu.

De Salkantay até Machu Picchu

O caminho tem início no povoado de Mollepata, no município de Abancay, que fica a três horas de Cusco e próximo à montanha de Salkantay. Lá, o viajante fará uma trilha histórica passando por aldeias, onde moradores ainda conservam antigas tradições, até chegar à mística Machu Picchu, símbolo do Império Inca.

Durante os passeios, é possível avistar lagos de águas cristalinas. O cenário fica ainda mais exuberante com as geleiras da cordilheira de Vilcabamba, que contrastam com o branco da neve e o intenso céu azul das serras.

caminho inca de machu picchu

A inserção na cultura peruana fica ainda mais viva em Abancay, onde é possível sentir e presenciar tradições ainda conservadas com o povoado de Mollepata

Onde se hospedar

Antes de visitar as ruínas incas e a aldeia montanhosa de Molepata, primeiro trajeto da caminhada, o destino será o acolhedor hotel Salkantay Lodge. No local, o viajante aproveita um banho quente nas jacuzzis ao ar livre e serviços de massagem. Ainda, degusta de uma gastronomia exclusiva, com vinhos selecionados e atendimento altamente personalizado pela equipe do local.

caminho inca de machu picchu

Aproveite o Salkantay Lodge para um banho quente nas jacuzzis ao ar livre

Mas a aventura de Salkantay vai além das pousadas luxuosas e caminhadas com vistas cinematográficas. Para o viajante, é uma oportunidade única de vivenciar de perto a história na Terra dos Incas e explorar a exótica variedade de flora e fauna, na companhia dos amigos e da família.

Desfrute da alta gastronomia no hotel, que agrada até os mais rigorosos paladares

Lagoa Humantay

Na caminhada é possível conhecer um dos principais cartões postais do Peru. As paisagens de tirar o fôlego levam até a maravilhosa Lagoa de Humantay, alimentada por geleiras, com vistas para a montanha de Salkantay.

caminho inca de machu picchu

O atendimento personalizado é um dos diferenciais do hotel Salkantay Lodge, que oferece uma experiência única a cada um de seus hóspedes

Topo da Montanha de Salkantay

O ponto mais alto da trilha de Salkantay fica por conta da chegada dos viajantes até o topo da montanha. Lá, é possível contemplar as vistas da neve da Cordilheira de Vilcabamba em todos os ângulos.

Aprecie todo o percurso e, de seu ponto mais alto, seja recebido por uma vista deslumbrante

Floresta da Nuvem

Na descida, ao longo do rio Salkantay, os caminhantes podem observar e acessar a floresta da região peruana. O caminho possui pedras ao longo de todo o percurso, mas a temperatura quente da selva, as borboletas coloridas e orquídeas marcantes fazem valer toda a rota. A dica é experimentar a Pachamanca, uma refeição tradicional peruana.

Como uma belíssima pintura de quadro, o céu estrelado recebe os viajantes e tornam a noite ainda mais agradável

Vale do Rio Santa Teresa – Águas Calientes

As áreas rurais mais povoadas do Peru ficam no Vale do Rio Santa Teresa, um lugar rodeado por plantações de banana e abacate. A dica é fazer um piquenique à beira do rio e depois visitar uma plantação de café, antes do final do dia.

O local também é conhecido pelas águas termais de Hot Spring. Depois de todo o esforço físico, é possível acampar e descansar o corpo e a mente em piscinas com temperaturas de até 30ºC.

Além das luxuosas pousadas e paisagens extraordinárias, o roteiro permite conhecer de perto a história, cultura e terra dos incas

Passagem pela cidade inca de Patallacta

No último dia de caminhada, o viajante passará pela cidade inca repleta de ruínas e com vista espetacular do famoso Santuário de Machu Picchu. É a paisagem perfeita, mas que poucos têm a chance de admirar. Depois de contemplar o momento, o turista irá embarcar no trem com destino ao destino final: Machu Picchu.

O circuito até Machu Picchu é feito pelas costas das montanhas peruanas, permitindo a total apreciação de montanhas, lagos, povoados

O magnífico sítio arqueológico de Machu Picchu

Por fim, o turista chegará à cidadela inca e poderá conhecê-la em um tour guiado de duas horas pelas ruínas. Depois, a sugestão é explorar o local por conta própria ou caminhar pela região natural de Huayna Picchu.

Assim, quem tiver a oportunidade desvendar o caminho inca de Machu Picchu se sentirá dentro de um cenário de filme. Paisagens magníficas e conservadas reservam a cultura e história do Peru, relevando uma imponência dificilmente encontrada em outra região do mundo.

Vivencie todas essas experiências memoráveis junto à Ativa Turismo