Comida peruana: 10 receitas que você precisa degustar em Machu Picchu

Para quem busca uma viagem com roteiro gastronômico surpreendente, Machu Picchu é o destino ideal para degustar o melhor da comida peruana. Embarque nessa viagem e bom apetite!

Ganhando cada vez mais destaque no cenário gastronômico mundial, a comida peruana encanta viajantes que buscam sabores e maravilhas naturais. Afinal, o Peru é um país com fortes ingredientes nativos. Portanto, o resultado é uma cozinha altamente sofisticada, com receitas saborosas.

Considerada o grande destaque peruano, Machu Picchu, a cidadela antiga dos Incas, ganhou o paladar de turistas amantes da culinária. As delícias do local são famosas pela variedade de pratos típicos e regionais. Composta desde frutos do mar, peixes até cereais, a comida peruana é diversificada e possui uma nutritiva gama de opções.

Assim, a Ativa Turismo separou um roteiro gastronômico, com receitas de Machu Picchu e do Peru, especialmente para você!

Machu Picchu: um lugar misterioso com uma culinária surpreendente

Considerada uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno, Machu Picchu é um destino de referência para a gastronomia peruana.

Quem chegar até lá, pode visitar o Sanctuary Lodge, restaurante localizado na porta do Parque de Machu Picchu. Além disso, o viajante pode encontrar uma série de receitas originadas da época dos incas. Isso inclui frutas, ervas, grãos, legumes… E, principalmente, a batata, produto básico e muito utilizado como acompanhamento dos pratos. Tem também o milho, base para ensopados e até sobremesas peruanas.

Dessa forma, Machu Picchu reserva o que há de melhor da comida peruana, mostrando a diversidade do lugar, que herdou características da cultura espanhola, africana, italiana, chinesa e japonesa.

Conheça as principais comidas peruanas sugeridas pela Ativa Turismo:

#1 Ceviche Peruano

O famoso ceviche é o prato peruano mais conhecido no mundo. Para quem vai até Machu Picchu, não pode deixar de degustá-lo. Ele é feito com peixe cru, cebolas, pimenta, milho roxo e outros ingredientes, tudo cozido no caldo de limão.

O ceviche peruano é um dos pratos mais tradicionais do país e que não deve ficar de fora de seu roteiro

#2 Olluquito con charqui

É um prato com ingredientes exclusivos encontrados no Peru. Além de carne seca de lhama ou alpaca, a comida peruana também leva o Olluco, uma variedade de batata cultivada nos Andes. Esse é um dos pratos mais procurados e degustados pelos turistas. Não deixe de experimentar!

comida peruana

Este prato é um dos mais representativos da cozinha, que consiste em batata peruana com carne seca de lhama ou alpaca (Foto: Recetas de Comida Peruana)

#3 Pollo a la brasa

O prato lembra os famosos frangos assados feitos no Brasil. Mas a diferença é que o Pollo a la brasa é feito na brasa de carvão. Depois, sua carne é marinada com temperos locais, o que proporciona um sabor muito típico. Além do frango, o prato é acompanhado por batatas.

comida peruana

O pollo a la brasa, como a tradução sugere, é um frango assado feito na brasa de carvão e com temperos peruanos (Foto: Genius Kitchen)

#4 Ají de gallina

Ají é um molho picante feito com ingredientes andinos. O Ají de gallina é um prato feito à base desse molho e frango desfiado, acompanhado de arroz, batatas, ovos cozidos e azeitona preta. É de dar água na boca!

Já imaginou degustar um molho dos Andes com um delicioso frango desfiado? Assim é o prato ají de gallina (Foto: Diario Correo)

#5 Picante de Cuy

O Cuy é uma espécie de porquinho-da-índia. O nome Cuy foi dado pelo povo Inca e o animal é muito utilizado na culinária peruana. No prato, o Cuy é assado ou frito, acompanhado de batatas e arroz, com um molho bem apimentado.

Incomum no Brasil, o picante de cuy é uma receita tradicional em Machu Picchu (Foto: Serious Eats)

#6 Anticuchos

Procura por comida de rua? Os anticuchos são os famosos espetinhos peruanos, acompanhados por um molho de pimenta e batatas. Geralmente é vendido por ambulantes por todo o Peru. É uma ótima refeição para se fazer durante um passeio turístico ao ar livre em Machu Picchu.

Os anticuchos são os famosos espetinhos de rua que estão por toda parte no Peru: não deixe de experimentar! (Foto: Comidas Peruanas)

#7 Arroz com mariscos

O prato é um dos mais consumidos da vasta comida peruana. O arroz com mariscos peruano é parecido com risoto de frutos de mar, mas com ingredientes e sabor local. O arroz é preparado com mexilhões, camarões e vários outros frutos do mar, além de pimenta e temperos regionais.

#8 Lomo Saltado

O Lomo Saltado é um prato originado da mistura entre a cultura oriental com a culinária peruana. É feito de fatias de carne, legumes e batatas temperadas com um caldo a base de shoyu. A carne é flambada e saltada na frigideira. O prato é acompanhado por arroz.

O lomo é uma receita que mescla a culinária peruana com a oriental (Foto: Que Rica Vida)

#9 Rocoto Relleno

O “Rocoto” é uma variedade de pimenta da região dos Andes. Portanto, o prato Rocoto Relleno consiste em uma pimenta recheada com diversos ingredientes como carne, queijo e temperos. A pimenta é assada ao forno e servida com batatas. Uma tradição da comida peruana!

comida peruana

Mais uma receita vinda diretamente dos Andes, o rocoto relleno é um pimentão típico da região recheado (Foto: Ojo)

#10 Causa rellena de pollo ou atum

É um prato de origens pré-colombianas, feito com batata amarela, ají e suco de limão. Ele é tipicamente servido como entrada, principalmente, no verão peruano. Aproveite a época para degustá-lo!

Adorada pelos turistas, é a entrada mais famosa servida nos restaurantes peruanos (Foto: Steemit)

E aí, gostou? Prepare o paladar e escolha o seu prato favorito antes de embarcar com a Ativa Turismo para essa viagem inesquecível e muito saborosa!