Atacama: um paraíso desértico.

Blog Ativa_Deserto do Atacama

O Chile guarda muitas maravilhas, inclusive um dos mais espetaculares desertos da Terra.

Um tesouro emblemático, o Deserto do Atacama está localizado ao norte do Chile, quase na fronteira com a Bolívia. Considerado o deserto mais árido do mundo, se encontra a 2.400 metros do nível do mar.

Blog Ativa_Atacama

Deserto do Atacama

Contradizendo a ideia de uma longa paisagem monótona, apresenta incríveis possibilidades para interagir com um cenário fascinante e viver experiências únicas, de imersão em sua paisagem e cultura.

Além disso, apresenta excelentes opções de hotéis para a sua estadia. Um dos desertos mais surpreendentes do mundo, ainda reserva, dos mais simples aos mais luxuosos e requintados hotéis, cada um com sua personalidade, proporcionando um tipo de experiência.

Oferecem serviços exclusivos, que propiciam a interação com a região de formas inusitadas e para diversos gostos. Dentre as opções mais procuradas, estão desde passeios à cavalo pelo deserto até desfrutar da alta gastronomia regional.

Seu clima peculiar, com paisagens deslumbrantes e únicas, diferentes do que é encontrado em qualquer outro deserto, atrai milhares de turistas do mundo todo. Separe sua câmera fotográfica, pois o visual desse lugar é incrível.

Preparamos uma seleção de hotéis, para que você possa conhecer um pouco mais do que essa região oferece e perceber que, ao menos algum deles, tem serviços e atividades que tem tudo a ver com seu perfil.

San Pedro de Atacama

Blog Ativa_Vila_San_Pedro_Atacama

Vila de San Pedro do Atacama

Esse famoso vilarejo é que recebe os turistas, que ao chegar, e olhar em volta, têm a sensação de estar em outro planeta. Um oásis em meio ao deserto, a vila harmoniza de forma única com as necessidades da natureza da região e abriga um povo simples e receptivo, já acostumado a interagir com seus visitantes.

Preserva em suas construções uma arquitetura colonial espanhola, com muitos restaurantes e bares ao redor do centrinho. É possível também, encontrar em sua rua principal, lojinhas de artesanatos e artigos para enfrentar o frio do deserto como luvas, gorros e lenços típicos.

A vida ali é simples, repleta de tradição, mas movimentada pelos inúmeros turistas que lá circulam. E para acolher os aventureiros, o Atacama reserva ótimas opções, com estrutura impecável e muita personalidade.

Uma delas é o Explora Atacama, um charmoso e elegante hotel com sistema all inclusive. Sua premissa é se integrar com o ambiente e as tradições locais de forma harmônica e oferecer uma experiência genuína na interação com essa natureza quase intocada.

Blog Ativa_Hotel_Explora_Atacama

Hotel Explora Atacama

O Explora oferece os passeios tradicionais com seus próprios guias especializados, além de mais de 40 opções de trilhas com diferentes níveis de dificuldade, cavalgadas – o hotel tem seu próprio estábulo, onde cria cavalos exclusivamente preparados para altitude e geografia da região, caminhadas, prática de mountain bike, entre outras opções.

Para relaxar após os passeios, você terá à sua disposição piscinas, hidromassagem e saunas. Com acomodação com vista panorâmica (e de tirar o fôlego), as aconchegantes suítes têm construção arquitetônica que evoca a cultura local.

O hotel também possui seu próprio observatório, equipado com um telescópio profissional, para que você possa curtir o impressionante céu noturno do Atacama. Tudo isso num ambiente familiar e gracioso.

Para mais informações, visite o site do hotel.

Vales deslumbrantes

Os aventureiros vão se apaixonar por essa terra que, se bem explorada, desvenda lugares indescritíveis como o Vale da Lua, declarado Santuário da Natureza. A região tem uma paisagem ímpar que lembra a superfície da Lua, por isso seu nome.

Outro vale de tirar o fôlego, é o Vale da Morte, onde é possível observar o fenômeno geológico das enormes esculturas minerais formadas pela ação do tempo. São formações da natureza, de mais de 23 milhões de anos em um chão de terra batida. Uma energia única.

Esses dois vales podem ser visitados à pé, de carro ou de bicicleta. Sendo assim, uma excelente opção de hospedagem é no Awasi Atacama, hotel que disponibiliza para cada suíte, um carro 4WD com guia especializado e exclusivo para levar o hóspede onde quiser. Essa será uma ótima oportunidade de conhecer esses vales deslumbrantes, com autonomia.

Blog Ativa_Hotel_Awasi

Hotel Awasi Atacama

O hotel tem ainda áreas comuns com decoração sofisticada, suítes espaçosas com pátio privativo e excelente opção gastronômica em seu restaurante com uma culinária local que resgata o sabor chileno. Está pronto para te oferecer toda exclusividade e conforto.

Para mais informações, visite o site do hotel.

Águas quentes

Um passeio intrigante pelo Atacama é a ida aos Geysers Del Tatio, lugar onde é necessário madrugar para ver o espetáculo natural que se forma. A 4.320 metros de altitude, você vai encontrar fissuras na crosta terrestre que liberam vapores de água que podem chegar a 85ºC. Os jatos de água fervente, chegam a atingir 10 metros de altura.

Blog Ativa_Geysers_del_Tatio

Geysers del Tatio

Ainda tem a Laguna Chaxa, uma lagoa no meio do deserto. Isso mesmo, água em abundância em meio ao árido deserto do Atacama. É um lugar para observar as crostas de sal cristalizadas e suas bordas, e conhecer de perto os flamingos, aves de belíssima coloração, que vivem nas terras da Reserva Nacional dos Flamingos.

Blog Ativa_Laguna_Chaxa

Laguna Chaxa

E figurando entre tantas surpresas que esse deserto reserva, está a possibilidade de um revigorante banho em águas termais. As Termas de Puritana são quedas d’águas naturalmente quentes, cuja temperatura varia de 25ºC a 30ºC. A estrutura do local é ótima, possuindo até vestiários para os visitantes colocarem seus trajes de banho.

Um outro lugar para curtir as águas é a Laguna Cejar, com suas águas límpidas e de coloração verde esmeralda, com uma concentração de sal tão grande, que pode-se deixar o corpo a flutuar livremente, desfrutando de uma deliciosa sensação de relaxamento.

Todos esses passeios podem ser realizados com o apoio do luxuoso hotel Tierra Atacama. Um ensolarado refúgio em meio ao deserto. O lodge é conhecido por sua arquitetura dramática e tem áreas internas cuidadosamente decoradas, que acenam à cultura local e proporcionam um ambiente aconchegante e ao mesmo tempo autêntico.

Blog Ativa_Hotel_Tierra_Atacama

Hotel Tierra Atacama

Para mais informações, visite o site do hotel.

Um espetáculo no céu

O céu do Atacama é um show a parte. Seja no nascer ou pôr-do-sol, ou durante a noite, o show é sempre garantido. Por ser um lugar seco, livre de muitas nuvens e estar longe de luzes artificiais, você vai se sentir como se estivesse no próprio espaço sideral.

Blog Ativa_Amanhecer_Atacama

E é para os apaixonados pelo céu que o hotel Alto Atacama reserva os melhores pontos de contemplação dessa imensidão. Sua localização é privilegiada e ele abriga um observatório especial com um telescópio para os hóspedes poderem ver planetas, estrelas e nebulosas no céu aberto.

Entre outros serviços e atividades, ainda oferece em noites de lua cheia, um passeio noturno pela Cordillera de la Sal, subindo a uma altura suficiente para uma vista esplendorosa do céu noturno, iluminado pelos astros.

Para mais informações, visite o site do hotel.

Além do Atacama

A culinária chilena impressiona por sua grande variedade de frutos do mar. Os peixes e mariscos, por exemplo, figuram como estrelas dentre tantas saborosas opções. A identidade de seus ancestrais também é mantida e tudo é preparado com muita sofisticação, uma verdadeira experiência para o paladar.

E complementando todo esse sabor, ainda há o fato do Chile ser o produtor de alguns dos mais celebrados vinhos do mundo, o que garante que suas refeições estarão sempre muito bem acompanhadas.

Se sua viagem permitir uma programação mais abrangente, passando por outras regiões do Chile, além de muitos outros incríveis atrativos, você terá a oportunidade de desfrutar das delícias dessa culinária, numa experiência única no hotel Viña Vik Millahue.

Projetado pelo arquiteto uruguaio Marcelo Daglio em parceria com Alexander Vik e Carrie Vik, proprietários do local, o Viña Vik já impressiona com seu estilo futurista, inspirado pelas formas orgânicas das montanhas da paisagem regional.

A localização não podia ser menos impactante. Fica no topo de uma colina, no coração da vinícola Vik, a aproximadamente 200km de Santiago. São 22 suítes decoradas individualmente com obras de arte – a maioria delas de artistas chilenos, o que contribui ainda mais para a personalidade do local, e uma piscina de borda infinita que te proporciona uma integração única com a paisagem cênica, enquanto relaxa.

Cada detalhe foi cuidadosamente pensado para resultar numa experiência incrível. A vinícola, e sua imponente entrada apontada por um espelho d’água pontilhado com rochas de granito harmoniza com a bucólica paisagem e te convida para uma verdadeira viagem sensorial.

Blog Ativa_Culinaria_vinhos

As opções de atividades são muitas: degustações dos renomados vinhos Vik, passeios pela adega, cavalgadas pelos vinhedos, caminhadas pelas trilhas, passeios de bike, atividades relaxantes em spa… um deleite.

Para mais informações, visite o site do hotel.

 

Com cenários de extremos, que estão entre os mais belos e instigantes da América do Sul, o Chile impressiona por suas tantas belezas e opções. É um destino que recebe muito bem famílias e casais, aventureiros urbanos e gastrônomos exigentes, assim como os aficionados em explorar a natureza e a vida selvagem.

E, para desfrutar de tudo isso, ainda oferece uma infra-estrutura com luxo, exclusividade, conforto e muita personalidade em suas propostas de interação com a região, sempre contribuindo com a sustentabilidade e preservando as tradições. Inspirado? A Ativa Turismo está pronta para te ajudar nessa aventura.

Ativa | Fale com a gente e faça sua viagem.