Equador, o centro do mundo.

Blog Ativa Turismo | Equador, o centro do mundo.

As mais belas inspirações, da terra ao mar.

Dividindo os hemisférios norte e sul está um discreto país, considerando seu território. Relativamente próximo ao Brasil, ainda não é um destino tão badalado, comparado com outros vizinhos da América Latina, e isso pode ser uma grande oportunidade para planejar sua próxima aventura.

O território é pequeno, mas as experiências são muitas. Os fãs de atividades na natureza e da vida selvagem terão a oportunidade de desbravar o arquipélago cuja biodiversidade surpreendeu, no século XVIII, ninguém menos que Charles Darwin. Poderão visitar paisagens vulcânicas de tirar o fôlego, curtir belas ilhas e praias, além de ter contato com parte da Floresta Amazônica.

Suas cidades também contribuem para uma experiência completa, oferecendo uma excelente estrutura para os visitantes, riqueza arquitetônica e cultural, gastronomia ímpar, um centro histórico tão encantador e conservado que se tornou Patrimônio Cultural da Humanidade e a recepção de um povo cativante e hospitaleiro.

 

A capital Quito

Blog Ativa_Equador_Quito_vista_aerea

Rodeada por 12 vulcões, é a segunda capital mais alta do mundo, estando a 2.800 metros de altitude. Seu principal atrativo é o seu Centro Histórico, que devido a sua beleza e conservação, recebeu o título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.

A cidade exibe uma riquíssima arquitetura, demonstrada em mansões deslumbrantes e restauradas, igrejas e mosteiros construídos ainda no século XVII e diversas obras herdadas do período de colonização espanhola. É realmente um local para contemplação, para você ir caminhando, observando e admirando cada peculiaridade, e entendendo a história ali contada.

Blog Ativa_Equador_Quito_Palacio_Nacional

Palácio Nacional

Como ponto de partida, a Plaza de La Independencia, também conhecida como Plaza Grande. É a praça central de Quito e onde está o Palácio Municipal, que além de ser uma belíssima construção, exibe às segundas-feiras, a tradicional troca da guarda nacional. É um breve evento, mas muito interessante.

Blog Ativa_Equador_Quito_Plaza_de_La_Independencia

Plaza de La Independencia

Outro destino imperdível do centro histórico, é a Igreja da Companhia de Jesus, com uma fachada em estilo barroco, feita de pedra vulcânica. Seus detalhes, esculpidos perfeitamente, revelando flores, anjos, arcanjos, são primorosos. Sua parte interna é riquíssima em ornamentos e também morada de muitas jóias e relíquias.

Blog Ativa_Equador_Quito_Igreja_da_Companhia_de_Jesus

Igreja da Companhia de Jesus

 

Blog Ativa_Equador_Quito_Igreja_da_Companhia_de_Jesus_Interior

Interior da Igreja da Companhia de Jesus

Um jeito diferente de ter uma visão da capital, é curtindo um passeio de teleférico. Num percurso de 2,5km, rumo ao topo da cidade, é possível ter uma visão panorâmica do cotidiano, e até visualizar o vulcão Cotopaxi. Se o passeio for realizado no fim da tarde, tudo ainda fica mais bonito, com a coloração do pôr-do-sol.

E saindo do centro de Quito, mais ao norte, está a Ciudad Mitad del Mundo, que abriga o famoso Monumento Equatorial, marcando o ponto central do planeta Terra. No chão há uma linha demarcada, em referência à linha do Equador. Divirta-se, com a possibilidade de ‘pisar’ nos dois hemisférios do planeta, ao mesmo tempo.

Blog Ativa_Equador_Quito_Plaza_Mitad_del_Mundo

Plaza Mitad del Mundo

A encantadora Cuenca

Outra bela cidade que também ganhou o título de Patrimônio Cultural da Humanidade, e guarda lindas igrejas e prédios coloniais, rodeados por calçadas feitas de pedra. Tudo ali convida para uma despretensiosa caminhada, para admirar sem pressa o requinte de suas construções, as barraquinhas de rua e o mercado de flores.

Seu centro histórico é considerado dos mais bonitos das Américas, e guarda ricos exemplares da arquitetura colonial espanhola. Dentre as muitas igrejas e museus, abriga também diversas opções de  lojas, mercados e cafés.

O símbolo da cidade é a Catedral de la Inmaculada Concepción, cuja construção durou mais de cem anos. Tem enormes cúpulas cobertas em azulejo tcheco, que se destacam na paisagem.

Blog Ativa_Equador_Cuenca_Catedral_de_La_Inmaculada_Concepcion

Catedral de La Inmaculada Concepcion

 

Blog Ativa_Equador_Cuenca_catedral_de_la_inmaculada_concepcion_detalhe

Detalhe de construção da Catedral de La Inmaculada Concepcion

Para gosta de artesanato regional, há o Centro Municipal Artesanal, com ótimas opções para conhecer mais da cultura do Equador, além de ser uma boa oportunidade para as comprinhas. Inclusive, com certeza você encontrará muitos chapéus Panamá, que apesar do nome, foi criado em Cuenca.

E para fechar um dia de ótimos passeios, a Calle Larga é nossa dica para curtir um happy hour. A região é badalada e conta com bares de padrão internacional.

Blog Ativa_Equador_Cuenca_Artesanato

Artesanato de Cuenca

 

Galápagos

Blog Ativa_Ilhas_Galapagos

Destino querido dos turistas que visitam o Equador, as Ilhas Galápagos não podem ficar de fora. São famosas por suas deslumbrantes paisagens e singular fauna. Ficam a 1000 km da costa do Equador, e foram objeto de estudo do pesquisador Charles Darwin, que explorou a região para desenvolver seu livro sobre a evolução das espécies.

É possível desbravar a ilha em suas paisagens vulcânicas, observando a infinidade de espécie de plantas existentes. Você poderá ainda se aproximar de vidas marinhas como tartarugas gigantes, iguanas marinhas e leões-do-mar, e ainda, aves diversas e incomuns em qualquer outro local.

Blog Ativa_Ilhas_Galapagos_Leão_Marinho

Poderá explorar grutas e vulcões, observar as mais belas praias, relaxando e contemplando as mais exóticas belezas naturais. Um atrativo clássico é o mergulho para observação e contato com a vida marinha, que é das mais ricas do planeta.

Blog Ativa_Ilhas_Galapagos

 

Blog Ativa_Ilhas_Galapagos_MergulhoTambém há opções de passeios de barco para ver baleias jubartes nos arredores das ilhas, e até mesmo opções de cruzeiros, com todo luxo e conforto.

Esse é um destino espetacularmente belo para aproveitar e entrar em contato com a natureza, de forma única. Seja nas opções terrestres ou pelo mar, a diversão é garantida, inclusive para os pequenos que se impressionam com a proximidade com esses animais tão exóticos.

Blog Ativa_Ilhas_Galapagos_Passeio de Catamarã

Avenida dos Vulcões

Imagine a experiência de passar por uma rota, onde ao invés de arranha-céus e asfalto, há uma belíssima cadeia montanhosa, cortada por 27 vulcões. Uma paisagem cênica e única.

O passeio pode ser realizado de trem, onde o trajeto passa por cerca de 14 vulcões, ou você pode escolher a rota que mais te agrada e visitar um menor número de vulcões. A segunda opção acaba permitindo uma interação maior com a cultura local, já que você pode se hospedar próximo à região desejada e ter uma chance de interagir com esse povo tão hospitaleiro e atencioso.

Uma das regiões mais visitadas é a do vulcão Cotopaxi, ícone do país. É considerado um dos vulcões mais perigosos do planeta, pois suas erupções são constantes.

O Equador encanta por sua surpreendente variedade. Não só na natureza, como na expressão de um povo, que além de muito gentil é orgulhoso de suas origens e torna cada cenário ainda mais completo. Um destino para se entregar aos sentidos e aproveitar cada nova experiência.

Ativa | Fale com a gente e faça sua viagem.