Deixe-se levar pelos ares da Turquia

Blog Ativa | Turquia

Conheça as aventuras que Istambul e a Capadócia podem te proporcionar.

Um país que impressiona pelo imenso contraste entre tradição e modernidade. Figura entre as principais economias do mundo – principalmente pela privilegiada localização entre Europa e Ásia, e, ao mesmo tempo, preserva tradições que por vezes podem dar a sensação de que o tempo não passou por ali.

Viveu períodos conturbados nos últimos anos, devido à conflitos políticos, o que impactou o turismo da região. Muitos esforços estão sendo feitos para que esse cenário fique no passado e os visitantes voltem a curtir seus tesouros espetaculares. A começar por seu povo cativante e hospitaleiro, inclusive com brasileiros, que em 2013, com a veiculação da novela Salve Jorge, ficaram instigados a conhecer o país. Neste ano, o número de visitantes que era tímido, chegou a 113,5mil.

Ancara é a capital, porém a maior cidade é Istambul localizada no ponto que divide a Europa e Ásia, sendo a única cidade que ocupa ambos continentes. Guarda infinitas riquezas históricas, desde o período Bizantino até se tornar Constantinopla.

Parte de sua história pode ser absorvida no imponente Palácio de Topkapi, que guarda jóias e relíquias sagradas da época da conquista de Constantinopla. Por séculos foi inclusive residência de sultões, o que justifica toda a pompa e abundância de detalhes. Espantosamente grande e belo, é considerado Patrimônio Mundial pela UNESCO.

Blog Ativa | Palácio Topkapi

Palácio Topkapi

Blog Ativa | Palácio Topkapi

Palácio Topkapi

A diversidade dos bazares
A Turquia tem no sangue a facilidade das negociações comerciais. Mais uma característica herdada da sua localização tão estratégica. Com isso, seus grandes e diversos bazares e mercados, atraem milhares de visitantes todos os dias.

Em Istambul, o destaque é para o Kapali Carsisi ou Grand Bazaar, que é o maior mercado do país. Tem enorme importância na economia e é uma ótima chance para você se ambientar e se jogar na arte da pechincha. Isso pode ser tão divertido quanto as compras em si. O espaço que abriga o bazar é enorme, com cerca de 60 ruelas e mais de cinco mil tendas, normalmente separadas pelos tipos de produtos que ofertam.

Blog Ativa | Grand Bazaar

Grand Bazaar

Blog Ativa | Grand Bazaar

Grand Bazaar

Blog Ativa | Grand Bazaar

Grand Bazaar

Lá você vai encontrar produtos de todos os tipos, os lindíssimos tapetes turcos, artesanatos feitos de cobre, cerâmica ou couro, mosaicos, tecidos finos, perfumes, jóias e muito mais. É um show à parte para os sentidos. As cores, texturas e aromas, somados à habilidade dos turcos para o comércio, tornam a experiência muito cativante. E você ainda pode encontrar antiguidades que são preservadas em centenas de anos, ou seja, peças muito valiosas. Uma chance de guardar um pedacinho da Turquia com você, em grande estilo.

Outro mercado que também merece a visita, é o Bazar de Especiarias, também conhecido como Mercado Egípcio. Menor do que o Grand Bazaar, mas não menos atraente. É mais conhecido por vender temperos e condimentos, sementes de todo tipo, castanhas e frutas secas – especiarias bem típicas turcas. Então aqui, quem sairá ganhando é seu paladar.

Blog Ativa | Bazar de Especiarias

Bazar de Especiarias

Blog Ativa | Bazar de Especiarias

Bazar de Especiarias

Blog Ativa | Bazar de Especiarias

Bazar de Especiarias

Peregrinação de Ephesus
As ruínas mais importantes da Turquia, Ephesus (Éfeso para nós brasileiros), na província de Esmirna, atraem milhares de peregrinos cristãos. Ao longo dos anos, foram sendo descobertas, revelando construções e monumentos da época imperial romana. Uma das famosas estruturas é o Templo de Artemis, considerado uma das Sete Maravilhas do Mundo.

E é bem próximo a essa região que está a Casa da Virgem Maria, local onde acredita-se que a mãe de Jesus passou seus últimos anos de vida. Trata-se de uma construção singela, feita de pedra, que hoje é uma igreja que leva o nome de Maria. Todos que a visitam narram uma experiência muito emocionante e transformadora, o que faz com que anualmente, muitos e muitos fiéis encarem a subida do Monte Rouxinol.

Blog Ativa | Ephesus

Ephesus

Blog Ativa | Casa da Virgem Maria

Casa da Virgem Maria

Pamukkale – mais um tesouro da Turquia
Declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO, Pamukkale tem uma deslumbrante paisagem natural, e fica na cidade de Denizli, há cerca de 650 quilômetros ao sul de Istambul.

Vista de longe, a montanha mais parece nevada, o que a tornou conhecida como Castelo de Algodão. Na verdade, a montanha é composta por um conjunto de piscinas termais dispostas numa peculiar formação rochosa de origem calcária e coberta de areia intensamente branca. Contrastando com essa imensidão de branco, estão as águas de um azul suave conferindo um charme único. Trata-se de um lugar que não se parece com nenhum outro, uma cenário onírico.

E durante o verão, para tornar tudo ainda mais incrível, é possível curtir essas águas, numa temperatura super agradável.

Blog Ativa | Pamukkale

Pamukkale

Bodrum – a Mykonos turca
Mar de águas cristalinas, assim como na Grécia, Bodrum também é banhada pelo Mar Egeu. Destino turístico certo para época de verão dos turcos mais abastados, é uma luxuosa cidade litorânea, onde o que não faltam são belezas naturais.

Super badalado, é um local com excelente infraestrutura, com requintados hotéis, bares, cafés e restaurantes. E além de todo esse conforto, você ainda pode desfrutar de um exclusivo passeio pelo Mar Egeu, num típico barco turco, chamado Goleta. É o tipo de atividade que não dá para perder.

Blog Ativa | Bodrum

Bodrum

Os infinitos encantos da Capadócia
Região bastante visitada e histórica, a Capadócia fica a 700 quilômetros de Istambul. Suas características geológicas resultaram em belíssima formações naturais, numa imensidão de montanhas e cavernas, que fazem com esse lugar seja tão único e especial.

É muito comum por lá pessoas morarem nessas cavernas que foram escavadas ao longo dos tempos. Algo muito distante do nosso imaginário.

Você poderá encontrar também igrejas e templos feitos nessas formações. Um ótimo exemplo é o Goreme Open Air Museum (Museu a Céu Aberto) que é Patrimônio Mundial da UNESCO, e que fica em uma colina.

Blog Ativa | Vista aérea de Goreme

Vista aérea de Goreme

Blog Ativa | Open Air Museum

Open Air Museum

Blog Ativa | Capela de Santa Catarina, no Open Air Museum

Capela de Santa Catarina, no Open Air Museum

Está no centro da cidade de Goreme, e é como um complexo que abriga capelas e igrejas antigas que guardam afrescos que contam passagens da vida de Jesus. Um passeio belíssimo que desafia nossa percepção.

E estando na Capadócia, um passeio de balão será indispensável. É uma experiência que ficará para sempre registrada na sua memória. A contemplação do visual incrível dessa paisagem, composta ainda com os outros balões lá longe, mais se parece com um sonho. O sentimento é de gratidão pela existência de um lugar assim.

Blog Ativa | Vôo de balão na Capadócia

Vôo de balão na Capadócia

Blog Ativa | Vôo de balão na Capadócia

Vôo de balão na Capadócia

Os exóticos sabores turcos
A gastronomia turca é cheia de personalidade e muito saborosa. Seus aromas e a beleza da montagem de seus pratos, sempre coloridos, fazem um convite irrecusável ao seu apetite. Com muitos elementos mediterrâneos, unindo temperos gregos e árabes, a tendência é de um sabor mais picante.

Para comer, um item que não pode ficar de fora é o kebab – espetinho de carne (geralmente de cordeiro), que se diferencia dos espetinhos que conhecemos principalmente por seu tempero. Costumam ser marinados em até 48h em muitos temperos e especiarias típicos da região.

Nas bebidas, quem não pode ficar de fora é o raki, um destilado derivado da uva e aromatizado com anis e considerado a bebida nacional. Há também çay, um tipo de chá preto, consumido a qualquer hora do dia.

Blog Ativa | Çay

Çay

A Turquia é um lugar para desafiar os sentidos. Toda a agitação das cores, aromas e sabores, ao mesmo tempo que oferece a tranquilidade da contemplação de uma paisagem intocada.

A tradição de sua cultura e histórico religioso que contrasta com a modernidade e o luxo de seus hotéis e resorts. A chance de se jogar nas comprinhas ao mesmo tempo em que é convidado para experiências mais reflexivas visitando suas mesquitas e igrejas. Um lugar para se apaixonar.

 

Ativa | Fale com a gente e faça sua viagem.