Canadá apresenta: As Luzes do Norte

Blog Ativa Turismo | Canadá e as Luzes do Norte

Auroral Boreal, o mais magnífico espetáculo da Terra.

Com suas impressionantes proporções continentais, o Canadá guarda atrativos naturais diversos, que impressionam por suas características exóticas. Desde belíssimas formações rochosas e nevadas, passando por florestas e campos, até os famosos lagos de cores exuberantes. Mas a grande estrela em exuberância é a famosa Aurora Boreal.

Canadá_Aurora Boreal

São muitos os pontos do país onde você poderá desbravar todas essas maravilhas que a natureza tem a oferecer. Separamos alguns dos mais encantadores, para você conhecer e quem sabe se animar para uma aventura.

Yukon, a terra do ouro

O menor do três territórios federais do Canadá, a Península de Yukon, faz fronteira com o Alasca e também é conhecida como ‘terra do sol da meia-noite‘ e ‘terra do ouro‘.

O primeiro apelido é devido à sua localização polar, que faz com que durante os três meses do verão, haja sol o tempo todo. Já o segundo refere-se a outro tipo de luz dourada. O termo foi criado no final do século XIX, quando foram encontradas grandes quantidades de ouro na cidade de Dawson, o que teve forte impacto em sua ocupação.

Canadá_Dawson

Mesmo com a forte movimentação durante o período, conhecido como corrida do ouro, a cidade manteve seu ar de faroeste, e preserva suas tradições exibindo casarões antigos feitos de madeira e saloons que ainda exibem divertidas apresentações de cancan.

Canadá_Dawson_2

Yukon é um lugar onde a natureza impera, e a riqueza da vida selvagem impressiona. Abriga a montanha mais alta do Canadá, o Monte Logan, situado no Parque Nacional e Reserva de Kluane, declarado pela UNESCO Patrimônio Mundial da Humanidade. É uma belíssima formação rochosa e nevada, segunda maior das Américas.

Canadá_Reserva de Kluan

Reserva de Kluan

Canadá_Monte Logan

Monte Logan

São muitas as opções de atividades para interagir e contemplar essa peculiar vida selvagem. Seja em pequenos cruzeiros em seus rios, em visitas de bike pelas montanhas, encarando trilhas, que estão disponíveis em diversos graus de dificuldade ou mesmo dirigindo pela Dempster Highway, uma estrada de terra, com visual incrível, que atravessa o Círculo Ártico.

Canadá_Whitehorse_Passeio de Bicicleta

A melhor pedida é selecionar o formato que mais combine com você e se preocupar apenas em curtir cada minuto do passeio.

Whitehorse

Capital do território de Yukon e também maior cidade da região, é muito famosa por ser um dos observatórios da Aurora Boreal. Mas, como toda capital, tem uma energia vibrante e é rica em opções artístico-culturais. Além de guardar belezas naturais cênicas, repletas de montanhas e glaciares.

É um ótimo lugar para a prática de atividades ao ar livre, como canoagem, trekking, passeios de bicicleta e pesca esportiva. Já no inverno, os passeios de snowmobile e de trenós puxados por cachorros são as opções mais procuradas.

Canadá_Whitehorse_treno_puxado_por_cachorros

Um passeio imperdível é visitar o Emerald Lake, famoso lago que foi batizado devido a sua impressionante coloração esverdeada. A peculiar tonalidade só é possível pela atuação do reflexo do sol no fundo do lago, que é composto por um tipo de cera branca feita de carbonato de cálcio. A reação desse encontro, nos presenteia com essa paisagem única.

Canadá_Emerald Lake

Emerald Lake

 

Canadá_Emerald Lake

Emerald Lake

E, se quiser aproveitar o frio de uma maneira mais aconchegante, você deve conhecer um dos locais mais visitados da região, as Takhini Hot Springs. As piscinas de águas termais propiciam um relaxante banho em suas águas quentinhas, com temperaturas na faixa de 36°C e 42°C, mesmo durante o inverno. Além disso, as águas são muito ricas em minerais, que farão muito bem a sua pele.

Canadá_Emerald Lake

Emerald Lake

 

O bucólico passeio de trem

Opção badalada na hora de escolher a melhor forma de desfrutar a região, é difícil deixá-lo de fora.

O famoso passeio de trem panorâmico, White Pass & Yukon Route te leva por paisagens incríveis, dignas de filme.

Canadá_White_pass_yukon_route_estacao_chilkoot

White Pass & Yukon Route

Entre montanhas, cachoeiras e geleiras, são 176 quilômetros de cenários exuberantes para observar e registrar as melhores fotos, aproveitando para curtir algumas breves paradas.

Esse é um dos day trips mais famosos de Yukon que começa em Carcross e atravessa a fronteira até Skagway, no Alasca. Esse passeio só pode ser realizado durante o verão, devido às boas condições climáticas.

Canadá_WhitePass_Yukon_Route

 

A espetacular Aurora Boreal

Talvez esse seja um dos fenômenos mais emblemáticos e belos do mundo. É gerado pelo choque entre descargas magnéticas de partículas do sol (chamadas de plasma solar), quando entram contato com o campo magnético da atmosfera da Terra. É chamada de Aurora Boreal no hemisfério Norte, e no hemisfério Sul, Aurora Austral.

O resultado visual desse fenômeno é um cenário onírico, único e impressionante, onde luzes que lembram Technicolor, e que se movem como se seguissem uma coreografia, espetacularmente ganham o céu noturno.

Canadá_Aurora_Boreal

E um dos lugares do mundo onde a visualização desse evento é muito privilegiada é na cidade de Whitehorse. Para curtir o momento, as opções são variadas. Existem desde versões mais aventureiras até a chance de aproveitar esse momento numa aconchegante cabana, equipada com todo o luxo que você merece.

Vale ressaltar que, por se tratar de um evento natural, depende de boas condições climáticas para acontecer e nem sempre a visualização é garantida. Mas a pedida é se deixar envolver por todo a magia do passeio, que certamente será único.

O Canadá tem figurado com destaque nas listas de melhores destinos para conhecer, devido ao seus tantos atrativos naturais, culturais e gastronomia em ascensão. Também se tornou uma ótima opção para os brasileiros, após abolir a necessidade de vistos de entrada para quem teve visto emitido nos últimos 10 anos ou visto americano de não imigrante válido. A partir de agora, é possível apenas solicitar uma Autorização Eletrônica de Viagem (eTA), um procedimento simples, de baixo custo e rápido. Se precisar de mais informações sobre a eTA, clique aqui.

Considerando tudo isso e somando a opção de entrar em contato com uma natureza selvagem, quase intocada e ainda ter a chance de testemunhar um dos eventos mais impressionantes e exclusivos da Terra, fica difícil não querer acelerar a chegada das férias.

Ativa | Fale com a gente e faça sua viagem.