Tome uma super dose de ânimo na Costa Rica

Blog Ativa | Costa Rica

Um dos melhores lugares do mundo para entrar em contato com a natureza.

Precisando de umas férias rodeadas de beleza naturais, muito ânimo e algumas aventuras selvagens? A Costa Rica pode satisfazer seus desejos. Tendo como sua principal atração suas vibrantes belezas naturais, lá você terá contato com animais exóticos, oásis naturais e até vulcões. Prepare o fôlego!

A exuberância de sua biodiversidade desafia as proporções desse pequeno país com forte raiz cultural espanhola. Com um povo amável e hospitaleiro, foi considerado o país mais feliz do mundo pelo Happy Planet Index, índice que mede o quão bem as nações fazem visando alcançar vidas mais longas e felizes para sua população.

Estando ali fica fácil compreender esse título, a energia é contagiante. Para se ter uma breve ideia, uma expressão muito usada pelos costarriquenhos é pura vida, que significa algo como “está tudo bem”. Ou seja, a definição de bem é o quanto você está de fato, vivendo a vida, aproveitando-a ao máximo.

Os apaixonados pelo meio ambiente vão enlouquecer ao conhecer seus vulcões, em plena atividade, ou ainda observando de pertinho algum animal raro, que sofre risco de extinção.

Preservação natural
O lema da Costa Rica é a preservação da natureza e nisso, sua população tem grande habilidade e prazer em fazer. São 35 parques nacionais, todos belíssimos e muito bem cuidados.

Blog Ativa | Parque Nacional Manuel Antonio

Parque Nacional Manuel Antonio

Blog Ativa | Parque Nacional Manuel Antonio

Fauna do Parque Nacional Manuel Antonio

Blog Ativa | Playa Manuel Antonio

Playa Manuel Antonio

Blog Ativa | Playa Manuel Antonio

Playa Manuel Antonio

Um desses parques, o mais visitado, é o Parque Nacional Manuel Antonio que fica próximo da cidade de Quepos. É uma região de povoamento indígena que abriga uma das mais belas praias, a Playa de Manuel Antonio. O parque tem uma rica reserva silvestre com uma variada fauna marinha, e cerca de 400 espécies de aves e mamíferos.

Um dos dez vulcões mais ativos do mundo
A região onde o país se localiza é repleta de vulcões, que dão um charme todo especial à paisagem. Ao todo, o território costarriquenho conta com centenas de montanhas vulcânicas, mas apenas 7 estão ativas.

Blog Ativa | Volcán Arenal

Volcán Arenal

Blog Ativa | Volcán Arenal

Volcán Arenal

Um lugar que vai te surpreender é o Parque Nacional Volcán Arenal, que fica no distrito de La Fortuna, há cerca de 130 quilômetros da capital do país, São José. Esse parque abriga o Vulcão Arenal, um dos mais ativos do mundo, apesar de aparentar estar dormindo desde 2010, quando suas atividades diminuíram.

A história conta que ele esteve adormecido por centenas de anos, e em 1968 entrou em erupção destruindo três cidades próximas, restando apenas uma que era chamada El Borio. Por não ter sido destruída pelas lavas, recebeu o novo nome de La Fortuna, que significa “a sortuda”. Além do imponente vulcão, o parque tem muitas outras atrações, além de ser um local extremamente preservado.

Outro vulcão que merece destaque é o Irazú, cuja última erupção foi na década de 1990. Do alto da montanha, é possível avistar tanto o Oceano Atlântico quanto o Pacífico. Sabe aquela sensação de estar no topo do mundo? É isso que vai acontecer quando você chegar lá em cima dos seus 3400 metros de altura.

Blog Ativa | Volcán Irazú

Volcán Irazú

Blog Ativa | Volcán Irazú

Volcán Irazú

Poder apreciar vulcões com essa proximidade, e em segurança, é realmente emocionante. Além de ser uma oportunidade que não aparece a todo momento.

Praias caribenhas
Para os que curtem o pé na areia, esse é um dos destinos mais procurados devido a beleza de suas praias de areia branquinha e mar azul. É um lugar para se estar ao ar livre, sair do quarto do hotel e viver boas aventuras.

Blog Ativa | Pescadores na Playa Santa Teresa

Pescadores na Playa Santa Teresa

Blog Ativa | Playa Santa Teresa

Playa Santa Teresa

A Playa Santa Teresa em Puntarenas é uma charmosa opção. Tudo ali é bem simples, porém muito acolhedor. Você pode ver os nativos pescando, e em seguida, cozinhando o peixe fresquinho, ali mesmo, para sorte dos turistas. Uma boa pedida para saborear enquanto você está relaxando, curtindo o sol. Essa praia é ainda uma das melhores opções para os amantes do surf ou para quem quiser se aventurar em uma tirolesa na selva.

Blog Ativa | Playa Naranjo

Playa Naranjo

Blog Ativa | Playa Naranjo

Playa Naranjo

Situada em Guanacaste, está a Playa Naranjo com uma areia de cor branca incrível, conhecida como pérola intocada. Por que intocada? Porque também é a praia mais isolada da Costa Rica. Lugar ideal para estar em contato com a natureza e longe do cotidiano corrido e barulhento que a vida atual oferece.

Já as praias do Parque Nacional Cahuita são como verdadeiros paraísos caribenhos, com suas águas verde azuladas que deslumbram os visitantes. Além de apreciar as lindas paisagens do mar, também é um lugar para adentrar a selva, em trilhas que farão você entrar em contato próximo com animais como macacos e bichos preguiça. Uma chance incrível.

Blog Ativa | Praia do Parque Nacional Cahuita

Praia do Parque Nacional Cahuita

Blog Ativa | Fauna do Parque Nacional Cahuita

Fauna do Parque Nacional Cahuita

Blog Ativa | Rio no Parque Nacional Cahuita

Rio no Parque Nacional Cahuita

Comida costarriquenha
Os brasileiros se adaptam rápido aos pratos típicos costarriquenhos, já que em sua maioria está presente a famosa combinação de arroz e feijão. Uma das principais receitas compostas por essa celebrada dupla é chamada de Casado, e se destaca da nossa versão devido aos temperos e molhos que são acrescentados. É sempre acompanhado de alguma carne, que geralmente é de boi.

Porém, o prato mais conhecido da região é o Gallo Pinto. Muito farto, contém a habitual mistura de arroz com feijão, e leva também pimentão, coentro e salsa para temperar, acompanhado de ovo, queijo, bacon, banana da terra frita, tortilha típica do México e pão de forma com natilla (espécie de maionese). Uma refeição e tanto! Ótima para repor as energias após um dia de muita aventura nos parques e nas praias.

Além de ser uma dádiva da natureza, a Costa Rica conta com ótima infraestrutura para receber seus visitantes. Essa combinação é um dos fatores que faz da região um dos melhores refúgios do mundo, onde a pedida é se desconectar do caos e se reencontrar com seus mais nobres instintos naturais, transformando uma simples viagem em uma verdadeira jornada, guiada por um povo que sabe como aproveitar a vida.

 

Ativa | Fale com a gente e faça sua viagem.