Cuba: um mergulho histórico num paraíso vibrante e cheio de sabores

Blog Ativa | Cuba

Cuba é desses lugares envoltos por histórias plurais. De seus personagens revolucionários ao povo alegre e acolhedor, seu lifestyle remete a um perfume de charuto com brisa de bons mares, belezas naturais exuberantes e muito colorido em contraste ao concreto de sua notória capital, Havana.

A primeira impressão é que o lugar parou no tempo, ação de décadas da ditadura de Fidel. Mas basta respirar o oxigênio cubano e você logo se encanta com a boa conversa da população, com a música da velha guarda em pubs aconchegantes, a soma da sensualidade e da ginga da rumba, a tipicidade da arquitetura – do barroco ao neoclássico, os Chevrolets anos 1950, circulando e ornamentando as ruas, além de, obviamente, o convite ao mergulho nas praias do coração do Caribe.

O charmoso país é um destino que respira cultura e ainda nos presenteia com uma temperatura muito agradável durante o ano todo. A maioria de suas cidades integra uma impressionante lista de patrimônios classificados pela Unesco, como as fortificações das históricas Havana Antiga, Trinidad, Valle de Los Ingenios e Camagüey – uma das sete primeiras vilas fundadas pelos espanhóis no país e interessante localidade com organização irregular, em estilo de labirinto medieval.

Blog Ativa | Havana, Fortaleza de San Carlos de la Cabaña

Havana, Fortaleza de San Carlos de la Cabaña

Blog Ativa | Havana, Fortaleza de San Carlos de la Cabaña

Havana, Fortaleza de San Carlos de la Cabaña

Blog Ativa | Valle de los Ingenios, Vista da Torre del Ingenio

Valle de los Ingenios, Vista da Torre del Ingenio

Blog Ativa | Cidade de Camagüey

Cidade de Camagüey

Blog Ativa | Parque Nacional Desembarco del Granma

Parque Nacional Desembarco del Granma

Os parques nacionais Alejandro de Humboldt, nas províncias orientais de Holguín e Guantánamo, e o de Desembarco del Granma, batizado em homenagem ao iate Granma que levou os membros do Movimento 26 de Julho para dar início à Revolução Cubana, ambos selecionados por sua importância natural, são visitas que não podem estar de fora.

Áreas agrícolas históricas, como as plantações de café do sudeste cubano e a região do tabaco
do Vale de Viñales, também estão nesse rol. São oportunidades incríveis para alimentar os olhos dos visitantes, além de oferecerem uma imersão na história da região. A pedida é deixar-se levar.

Blog Ativa | Plantação de café no Vale de Viñales

Plantação de café no Vale de Viñales

Blog Ativa | Plantação de Tabaco no Vale de Viñales

Plantação de Tabaco no Vale de Viñales

Blog Ativa | Plantação de Tabaco no Vale de Viñales

Plantação de Tabaco no Vale de Viñales

Outro patrimônio imperdível, com seu ecletismo de influências arquitetônicas, é Santiago de Cuba, segunda maior cidade do país. Entre os destaques está o imponente Castillo del Morro, o Parque Céspedes com suas sofisticadas residências coloniais no centro histórico e a gloriosa Basílica de Nuestra Señora de la Caridad del Cobre, local preferido pelos peregrinos que visitam o país.

Blog Ativa | Castillo del Morro

Castillo del Morro

Blog Ativa | Castillo del Morro

Castillo del Morro

Blog Ativa | Castillo del Morro

Castillo del Morro

Descoberta em 1492 pelo desbravador Cristóvão Colombo, Cuba permaneceu sob domínio espanhol por 400 anos, até ser negociada com os Estados Unidos, que deixaram sua influência na economia e política da ilha durante os quatro anos de interseção, até sua independência, e por décadas depois, até a Revolução Cubana comandada pelo comunista Fidel Castro, que tinha Ernesto Che Guevara como um de seus revolucionários mais emblemáticos, finalizando a ditadura de Fulgêncio Batista.

This slideshow requires JavaScript.

A Havana cinquentinha

O embargo de Fidel aos produtos capitalistas é o que provoca a impressão atual de que em Havana ainda se vive como na década de 1950. A capital é, inegavelmente, um dos centros urbanos mais culturalmente ricos do mundo.

Cadillacs apelidados de rabo de peixe são atração no lugar e tornam as ruas mais charmosas. É possível alugar um desses para passeios – imperdíveis e fascinantes, por sinal. Aliás, os Chevrolets anos 1950 em Cuba são, na maioria, heranças de pai para filho e muitos já estão na terceira geração de proprietários. É impressionante essa frota nas ruas de Havana, cerca de 60 mil veículos, relembrando os tempos do domínio norte-americano na ilha.

Blog Ativa | Havana

Havana

Uma alternativa muito interessante é o passeio de charrete pelo centro da cidade, pelo porto e pela Vieja Habana (Velha Havana), também patrimônio da Unesco. Aliás, nessa área antiga é possível observar mais de 900 monumentos, com atenção especial ao Museu da Revolução (onde ficava o antigo Palácio Presidencial), com sua imponente arquitetura e decoração interior assinada pela Tiffany & Co., de Nova York.

Algumas outras sugestões encantadoras ao visitar Havana são: uma despretensiosa caminhada pelo Paseo Del Prado para desfrutar de seus belos jardins; um animado show do Buena Vista Social Club no Café Taberna e uma visita à charmosa praça da Catedral de São Cristóvão.

Não deixe de provar mojitos, muito menos de frequentar a Bodeguita Del Medio e o Floridita – neste, para provar os daiquiris preferidos do escritor e assíduo viajante, Ernest Hemingway.

O mar tranquilo e areia branca de Varadero

Cuba é formada por mais de 7.000 quilômetros de costa e pelo menos 300 praias. Cenário perfeito para mergulhos em companhia de golfinhos.

Cerca de 142 quilômetros distantes de Havana, está Varadero, região litorânea que é orgulho dos cubanos, além de ser considerada um dos cenários mais bonitos do mundo.

Rodeada por palmeiras em seus 22 quilômetros de extensão, com areia fina e branquinha, suas praias paradisíacas são banhadas por um mar tranquilo de águas azul-turquesa, com temperatura média de 25 graus.

Blog Ativa | Varadero

Varadero

Blog Ativa | Varadero

Varadero

Grutas, enseadas, lagoas interiores e recifes, são encantos naturais do local, onde a prática do mergulho e do snorkel tornam-se imprescindíveis para quem aprecia o que a natureza tem de melhor. Inclusive, tais atrativos costumam atrair turistas famosos durante todo ao ano, para aproveitar suas férias na região.

À noite, curtir as festas que se desenrolam nos diversos hotéis e resorts é a grande pedida. A música ao vivo é garantida nos restaurantes, mesmo durante o dia, quando se recomenda, numa alternativa ao banho de mar, visitar os mercados de artesanato típico ou a surpreendente flora e fauna do Grande Parque Nacional Península de Zapata, um paraíso ecológico ao sul de Varadero.

Se o calor estiver excessivo, aproveite o passeio a bordo do ônibus turístico circular de dois andares do local, chamado pelos cubanos de gua-gua.

Cuba é um destino que está em ascensão, devido às mudanças em seu cenário político e principalmente à toda sua personalidade, demonstrada em sua vasta riqueza de sabores, ritmos, história e belezas naturais. Tudo isso apresentado por um povo vibrante e receptivo.
Esteja pronto para deixar esse paraíso te conquistar e tornar-se seu próximo destino.

 

Ativa | Fale com a gente e faça sua viagem.