A história do mundo através da Grécia

Blog Ativa | Grécia

Você já teve a sensação de que está na viagem certa, mas talvez não aproveitando o máximo que aquele lugar pode proporcionar? Visitando a Grécia, esse tipo de sensação pode ser muito comum, já que o país europeu que foi berço de elementos de extrema importância para a sociedade, como a democracia, a filosofia e o teatro (para ser breve), ainda é visto, muitas vezes, como um destino onde quem manda são as praias – não que elas não mereçam toda a admiração.

Saiba que o país de Zeus é muito mais que um arquipélago cheio de praias animadas. A Grécia é um dos países com maior acervo histórico do mundo, já que fez questão de preservar grande parte dos documentos que ajudam a contar o passado da nação. Além disso, conta com uma mitologia de riqueza indiscutível – até hoje, grande parte das narrativas artísticas bebem dessa água. Afinal de contas, quem nunca se perdeu viajando na história dos deuses gregos?

Por isso, prepare-se para conhecer todos os benefícios que a terra do Alfa e Ômega tem a oferecer e comece agora mesmo a considerá-la como destino para a sua próxima viagem.

 

Uma dádiva da natureza

Blog Ativa | Zakynthos

Ilha de Zakynthos

A Grécia é formada por mais de 6 mil ilhas, que são distribuídas em uma região de fácil acesso ao oeste europeu, ao Oriente Médio, à Ásia e à África. Além de uma localização privilegiada, o país conta com uma natureza de aplaudir de pé.

Por isso, explorar os aspectos naturais do país é uma maneira muito gratificante de conhecê-lo. Por exemplo, a ilha de Zakynthos conta com um mar tão azul, mas tão azul que parece ter sido alterado num editor de imagens. Em tempos de Photoshop e filtros do Instagram, ver algo dessa magnitude é precioso.

 

Blog Ativa | Praia de Myrthos

Praia de Myrthos

Aliás, mar azul é o que não falta por lá. A praia de Myrthos, na ilha de Kefalonia, repete a faceta. Parece que depositaram alguma espécie de corante em suas águas. A verdade é que a natureza caprichou na hora de criar essas duas ilhas gregas.

 

This slideshow requires JavaScript.

Visitas que não podem faltar são: as ilhas de Mykonos e Santorini. São lugares paradisíacos, com a ressalva de que podem ficar movimentados demais em épocas de temporada. Nada que um planejamento mais cuidadoso não resolva. Porém, para quem prefere não correr riscos, Myrthos e Zakynthos são mais indicadas.

 

As jornadas espirituais

Se você quer encontrar paz interior na sua próxima viagem, a Grécia também pode ser uma excelente opção, que sai um pouco do óbvio. Além de uma natureza estonteante que insiste em aparecer em cada cantinho do país, a terra de Afrodite conta com ótimas opções para quem busca entrar em conexão com a alma.

Blog Ativa | Ilha de Meteora

Ilha de Meteora

Blog Ativa | Ilha de Meteora

Ilha de Meteora

Para esse fim, inclua a ilha de Meteora no seu roteiro e conheça o enorme complexo de mosteiros, construídos sobre montanhas rochosas que só permitiam acesso através de içamento e cordas. Quer exclusividade maior?

Mas isso não é tudo. Para incrementar ainda mais sua experiência, conheça o templo de Apollo, em Delfos. Foi nesse lugar que o Oráculo aconselhava e respondia aos questionamentos do deus, de acordo com a mitologia.

Blog Ativa | Templo de Apollo

Templo de Apollo

 

A mitologia cretense

Você conhece o mito do Minotauro? E a lenda das asas de Ícaro? Essa e várias outras histórias que compõem a mitologia grega tomaram parte na ilha de Creta. Isso sem falar que foi lá que Zeus nasceu, de acordo com os entendidos do assunto.

Ou seja, não há forma mais prazerosa, curiosa e interessante de descobrir um pouco mais sobre essas histórias que fazem parte do imaginário popular no mundo inteiro do que fazendo um belo passeio pela ilha de Creta e absorvendo toda a energia do local.

Blog Ativa | Ilha de Creta

Ilha de Creta

Blog Ativa | Ilha de Creta

Ilha de Creta – Monastério Arkadi

 

Observar também como as ruínas que marcam importantes episódios da região harmonizam graciosamente com as paisagens naturais, é uma relação que impressiona. Experimente um passeio despretensioso, a pé, pela cidade, e perceba que, mesmo em meio a todas essas características, sua capital Heraklion é uma cidade que preza pelo desenvolvimento e pela qualidade de vida de seus habitantes e turistas.

Tudo lá é muito limpo e organizado. É como se a região estivesse preparada para receber não somente seus visitantes, mas também uma grande festa.

 

O berço da democracia

Uma das primeiras coisas que vêm em mente ao pensarmos na história grega, é o volume de coisas que o país criou e ofereceu ao mundo. Para ser mais específico, aqui vamos falar de Atenas, a capital política e administrativa da Grécia.

Se você ainda não fez as visitas clássicas de Atenas, aproveite para visitar a Acrópole, o Parthenon e as ruínas de Olímpia para conhecer mais sobre como algumas das coisas mais importantes do mundo começaram. Mas você não pode deixar de incluir no seu roteiro uma passadinha no Teatro de Dionísio. Afinal de contas, os gregos também inventaram a arte da tragédia e da comédia, e seria um pecado ir até a capital do país e não conhecer o teatro mais antigo do mundo.

This slideshow requires JavaScript.

 

Um outro detalhe desse destino encantador, é que seja qual for sua opção: mais natureza, mais história, mais zen, entre tantas outras, você estará sempre acompanhado da maravilhosa culinária mediterrânea. Pode apostar que seu paladar será muito, mas muito bem tratado. Além dos gregos, que são anfitriões natos, esbanjando alegria de viver e simpatia.

Blog Ativa | Grécia

Culinária grega

 

Viu só!? A Grécia não é apenas um conjunto de belas ilhas paradisíacas. Tem muito da história do mundo por lá. Conhecer essa história de perto, sendo tocado pela energia que há tempo habita aquela região é uma forma encantadora de transformar sua vida. Você não será o mesmo na hora de voltar.

 

Ativa | Fale com a gente e faça sua viagem.