A constante reinvenção de Berlim

Blog Ativa | Berlim

Se você já passou pela Europa, mas ainda não teve a chance de visitar Berlim, viemos te inspirar. E para os que ainda não foram à Europa, quem sabe, te provocar a considerar uma visita um pouco menos óbvia.

É sempre boa hora para conhecer a capital alemã, e após o primeiro contato, a cada retorno você notará que há uma nova versão a ser descoberta.

A busca pelo desenvolvimento na cidade é notável. Toda chance que os alemães têm de promover melhores condições para a população e para os turistas, eles aproveitam. Têm orgulho de mostrar que se preocupam em ser cada vez melhores. Prova desse orgulho está nas ruas da cidade, que é repleta de monumentos, prédios e museus que guardam com vaidade cada pedacinho da história do país, que foi tão influente para o mundo todo.

Conheça mais sobre a Alemanha e sua deliciosa e cosmopolita capital, te convidamos a se encantar junto com a gente.

Blog Ativa | Museu Hamburger Banhof

Museu Hamburger Banhof

Blog Ativa | Museu Hamburger Banhof

Museu Hamburger Banhof

 

A artística Berlim

A Europa possui grandes nomes quando o assunto é arte. Mas é na Alemanha que o estilo contemporâneo predomina. A capital abriga cerca de 180 museus, de todo tipo.

O Museu de Arte Contemporânea Hamburger Bahnhof, ótimo exemplo do valioso acervo contemporâneo da cidade, além de ser moradia de obras de Warhol, Beuys, entre outros grandes nomes – todas realizadas a partir de 1960, também oferece uma imersão na história da cidade. Foi construído onde antes era uma importante estação de trem que ligava Berlim a Hamburgo. Depois reformado, resultando na atual belíssima arquitetura.

As ruas da cidade também formam grandes museus contemporâneos a céu aberto. São repletas de obras de graffiti. Principalmente no trecho do Muro de Berlim que ainda está em pé. Na região, que mede 1,3km de extensão, você pode apreciar essa forma de arte e absorver as mais variadas estéticas que os artistas utilizaram para expressar seus pontos de vista a respeito de tudo que a história do país conta em seus registros.

Blog Ativa | Muro de Berlim

Muro de Berlim

Blog Ativa | Muro de Berlim

Muro de Berlim

Mas não é apenas de arte contemporânea que vive a capital germânica. Assim como os muros grafitados viraram atração, os monumentos e a arquitetura presentes na cidade também tornam Berlim uma grande musa inspiradora para quem aprecia expressões mais clássicas.

Apesar de todo o território da cidade lembrar uma grande exposição, um dos seus pontos concentra um volume maior de expressões artísticas: A Ilha dos Museus (Museumsinsel).

Literalmente, uma ilha no centro de Berlim, onde no passado era localizado era um palácio real que foi a principal residência dos reis da Prússia, posteriormente dos imperadores alemães, atualmente abriga cinco museus.

Blog Ativa | Ilha dos Museus

Ilha dos Museus

Blog Ativa | Ilha dos Museus

Ilha dos Museus

Passeando por eles você terá contato com obras datadas desde a pré-história até o entre-guerras, passando pelo acervo de arte da família real prussiana. O passeio pela região é não apenas uma aula de história, mas uma lição de como o povo alemão aprende com o passado visando construir um futuro melhor.

 

A histórica Berlim

Um dos maiores exemplos do espírito desenvolvedor do povo alemão retrata um dos períodos mais obscuros da história do país. O Memorial do Holocausto, inaugurado em 2005, é apresentado fisicamente, em sua arquitetura, com o objetivo de causar sensações de instabilidade nos visitantes e os fazer refletir.

Blog Ativa | Memorial do Holocausto

Memorial do Holocausto

Blog Ativa | Memorial do Holocausto

Memorial do Holocausto

Não muito longe dali, há o Portão de Brandemburgo, que já foi considerado a porta de entrada da cidade no século XVIII. Ele é o maior cartão postal berlinense e merece a sua atenção durante a sua visita por Berlim, já que é um dos seus maiores marcos históricos, além da muralha que dividia a capital alemã.

Citando o Muro de Berlim, ele também recebeu um memorial para eternizar um dos episódios mais difíceis do país e do mundo. O monumento fica exposto a céu aberto, permitindo que os visitantes conheçam mais sobre a história da divisão entre Alemanha Ocidental e Oriental.

This slideshow requires JavaScript.

Lugares como o Memorial do Holocausto ou do Muro de Berlim mostram um povo que assumiu sua história, incluindo os pontos mais difíceis e controversos. Porém, assumiu com um olhar de humildade e aprendizado que busca sempre o desenvolvimento do indivíduo e da comunidade. Essa sensação fica muita clara e é um ponto enriquecedor para se observar. Entender que há chance de reconstrução sempre se houver aprendizado e perseverança.

 

A cinéfila Berlim

Os amantes de cinema já sairão na frente no quesito afinidade com a cidade, que exala seu amor pela sétima arte.

Além do badalado Festival de Cinema de Berlim, o Berlinale (um dos mais importantes do mundo), são muitas as atrações e atividades ao longo de todo o ano. Um passeio realmente especial é visitar o set do filme Metropolis – importante expoente do expressionismo alemão. O set é um dos ambientes do estúdio de cinema mais antigo do mundo. Consegue imaginar a energia desse lugar?

Blog Ativa | Museu do Filme

Museu do Filme

Blog Ativa | Museu do Filme

Museu do Filme

Uma outra visita bem enriquecedora é ao Museu do Filme, inaugurado em 2001. Conta com um excelente acervo de títulos, uma ótima biblioteca e você ainda pode ter a sorte de participar de uma palestra ou se inscrever em algum de seus cursos.

Agora, se você gosta de cinema, mas não em tanta profundidade, pode apreciar experiências muito charmosas em um dos muitos cinemas da cidade. No verão são muitas opções de cinema ao ar livre, onde o entorno faz toda a diferença, deixando a exibição muito mais rica.

Há até a chance de você assistir filmes de cinema mudo acompanhados de música ao vivo (geralmente piano ou órgão), o que é muito emocionante.

 

A noturna Berlim

Os alemães não medem esforços para comemorar as alegrias. A cidade é sede de grandes e badaladíssimas casas noturnas que podem proporcionar noites inesquecíveis aos seus visitantes. São sempre reconhecidas como o que há de mais atual no quesito entretenimento.

Blog Ativa | Vida noturna

Vida noturna

Blog Ativa | Vida noturna

Vida noturna

Blog Ativa | Bar Tausend

Bar Tausend

Há quem diz que Berlim possui as melhores casas noturnas do mundo inteiro. Uma das mais influentes da noite berlinense é a Tausend, que fica “escondida” debaixo de uma ponte próxima à estação de trem Friedrichstrasse.

Para quem prefere uma curtição mais relaxada, pode escolher um bom bar, como o Brauhaus Südstern, que é especialista em cerveja (estando na Alemanha, por que não aproveitar?) e oferece sua própria marca da bebida.

Blog Ativa | Brauhaus Sudstern

Brauhaus Sudstern

Berlim é uma cidade democrática, que oferece conhecimento enriquecedor em abordagens sempre cosmopolitas e vibrantes. Mais que apenas uma metrópole europeia, é a capital da arte contemporânea e promove ao país desenvolvimento constante, permitindo que você conheça uma expressão diferente em cada visita.

Além ser casa de um povo antenadíssimo, gentil e ciente da importância de se conhecer o passado para construir um futuro melhor.

 

Ativa | Fale com a gente e faça sua viagem.