I amsterdam. Seja você também.

Quando se deparar com o grande letreiro em frente ao Rijksmuseum (Museu Nacional), vai concordar com a frase: I amsterdam. Pode parecer meio pretensiosa, mas, já em sua primeira visita na cidade, você logo perceberá que não é. A capital holandesa vai te pegar em cheio e, em poucas horas, você será Amsterdam.

Assim que você chegar, já será impactado pela metrópole.
Seus prédios baixos com arquitetura secular, contornados por movimentados canais que cortam a cidade e acrescentam um charme todo especial – charme esse completado pelas pessoas tranquilas, pedalando pelas ruas, tornando ali um lugar pra lá de encantador.

Diversidade é palavra de ordem quando se trata da capital da Holanda. Pessoas de todos os tipos, cores, credos, estilos e idades transitam pelas ruas e pelos charmosos parques – onde descansam, brincam, levam suas crianças, fazem piqueniques, dentre outras tantas atividades relaxantes.

Com tanta pluralidade, a arte e a diversão não podiam deixar de ser importantes atrações. São dezenas de museus, restaurantes, bares, casas noturnas, cafés e lojas diversificadas. Mesmo com tudo isso, é um lugar tão especial, que apenas a contemplação do entorno já se torna uma grande experiência.

 

Pedalando pela cidade, visitando museus.

A melhor forma de conhecer Amsterdam é pedalando. De bicicleta, você percorre as ruas e pode ir aos mais diferentes pontos de atração. A cidade está muito bem preparada para os ciclistas. Os motoristas são extremamente cuidadosos, e existem muitos lugares para estacionar as bikes.

As ruas planas facilitam o deslocamento, sem exigir muito esforço. Também vale lembrar que as regras de trânsito são super rigorosas. Olha que privilégio! Você pode se planejar para conhecer os museus, restaurantes, cafés ou qualquer lugar que desejar se deslocando apenas de bicicleta. Assim você já une exercício físico, ótimo custo x benefício, a chance de desfrutar de um visual divino e ainda experimenta a rotina das pessoas que lá vivem. Tem coisa melhor?

Dizem que Amsterdam é a cidade que possui o maior número de museus por habitante. Vale a pena tentar conhecer todos (ou quase). Uma visita imperdível é ao Rijksmuseum. Sua arquitetura já é uma obra prima do século XVIII, e seu acervo conta a história e a cultura do país, o que o torna um dos mais importantes museus de toda a Europa. O destaque do museu é um enorme Rembrandt (Ronda Noturna) que ocupa uma parede inteira. Um verdadeiro privilégio a ser desfrutado.

Ativa Turismo | Rijksmuseum, Amsterdã

Rijksmuseum, Amsterdã.

 

Outro lugar que não se pode deixar de fora é o Museu Van Gogh, inteirinho dedicado a um dos maiores artistas de todos os tempos e que viveu na cidade. São mais de 200 pinturas, 500 desenhos e centenas de escritos. Estão lá os famosos quadros Os Girassóis, Os Comedores de Batatas, O Quarto de Arles e muitas outras telas que a gente só vê por foto. Nenhum outro lugar do planeta reúne tantas obras de Van Gogh. Hoje, cada uma delas vale milhões de dólares. E pensar que, em vida, ele vendeu apenas um quadro.

 

Para aliar viagem e história, que tal visitar o Museu Anne Frank? O local é o mesmo onde ela e sua família ficaram escondidos por mais de dois anos para não serem presos pelos nazistas, durante a II Guerra Mundial. Você vai poder ver o original do famoso Diário de Anne Frank, escrito em letras miúdas e certamente será impactado por todos os detalhes que envolvem essa passagem difícil da história, porém singela na sua demonstração de esperança e crença na bondade.

Ativa Turismo | Anne Frank Museum, Amsterdã.

Anne Frank Museum, Amsterdã.

 

Mais uma parada emocionante é o Museu Rembrandt – localizado na casa onde morou o grande artista – que guarda inúmeras de suas obras e ainda, móveis e artefatos usados no dia a dia, como materiais de pintura e outros objetos. Você vai se sentir no mesmo clima que Rembrandt enquanto ele criava suas obras de arte. Uma imersão de valor inestimável para os amantes de arte.

Ativa Turismo | Rembrandt Museum, Amsterdã.

Rembrandt Museum, Amsterdã.

 

Mas, olha só… as visitas aos museus não são feitas apenas para apreciar obras de arte. Muitos deles também proporcionam experiências mais interativas e até divertidas. Já ouviu falar do Museu da Cerveja? Se incluir ele em sua visita, vai poder saber tudo sobre essa bebida, numa experiência muito saborosa.

Ativa Turismo | Heineken Experience, Amsterdã.

Heineken Experience, Amsterdã.

 

Também há o Museu Marítimo, que possui uma réplica em tamanho real de uma caravela da Companhia das Índias Orientais, que existiu no século XV. Ela fica atracada ao ar livre, é incrível. Para os mais afeitos a curiosidades e novas experiências, uma opção bem diferente do que costumamos ver é o Kattenkabinet (Museu dos Gatos), que exibe uma série de itens que os felinos adoram e conta um pouco da evolução desse animal e sua interação com os seres humanos.

Ativa Turismo | Maritime Museum, Amsterdã.

Maritime Museum, Amsterdã.

 

Arquitetura histórica e canais movimentados.

Ativa Turismo | Descubra Amsterdã.

A arquitetura histórica, do século XVII, de Amsterdam é de encher os olhos e transporta a gente para o passado. Suas belas casas com fachadas de tijolos à mostra e telhados bem inclinados contrastam, mas também harmonizam de forma única com os prédios mais modernos e arrojados. Cada imóvel tem muita história pra contar, sejam os mais antigos ou os mais novos.

Outra recomendação excitante é navegar pelos canais da cidade. Não estranhe se, durante o passeio, você cruzar com pessoas em pedalinhos. Sim, é possível alugar um. Outra coisa que pode chamar sua atenção são os muitos barcos atracados nas margens que servem de moradia para muitas famílias. Existem até trechos com lojas flutuantes, como o mercado de flores.

Caso sua visita seja no inverno, você ainda terá a chance de patinar nos canais congelados que se transformam em uma enorme pista. A diversão e a beleza são garantidas!

This slideshow requires JavaScript.

 

A vida noturna com fama internacional.

Ativa Turismo | Descubra Amsterdã

São inúmeros os restaurantes, bares de todos os tipos e gostos e, é claro, as famosas casas noturnas, onde as pessoas se divertem e tornam as noitadas inesquecíveis. As opções são tantas que chega ser difícil escolher.

A cidade também tem grandes centros de compras com lojas das melhores grifes, joalherias, perfumarias e até mercados ao ar livre que vendem de tudo que você possa imaginar.

Amsterdam é essa mistura fascinante, onde o tradicional se encontra com o arrojado na arquitetura, na arte, na convivência pacífica entre carros e bicicletas e na exaltação da diversão.

E tudo isso só é possível devido a um povo que acolhe todas as diferenças de braços abertos, onde o indivíduo é respeitado justamente por suas particularidades, suas características únicas.

Depois de saborear todas essas oportunidades, você, com certeza, dirá: I amsterdam.

 

Ativa | Fale com a gente e faça sua viagem.