Belezas naturais a perder de vista, arte, cultura e deliciosa gastronomia.

 

Beleza, arte, cultura, gastronomia: os ingredientes secretos da Croácia.

A extensão territorial deste pequeno país é inversamente proporcional à todo seu charme. Difícil acreditar como cabe tanta beleza em tão pouco espaço. Dona de impressionante geografia – que reúne desde praias paradisíacas e construções medievais carregadas de história e significado, até densas florestas margeadas por belíssimos lagos e cachoeiras… a Croácia irá te encantar, incitando todos seus sentidos.

Como se não fosse suficiente, tudo isso regado a excelentes vinhos, culinária com raízes mediterrâneas, germânicas e eslavas de tirar o chapéu, um povo particularmente receptivo e clima para lá de agradável.

Não à toa que se tornou destino certo de seus vizinhos europeus, que cansaram da alta badalação de Saint-Tropez, na França, e de Ibiza, na Espanha. Porém, ainda é pouco visitada pelos brasileiros. Portanto, saiba um pouquinho mais sobre esse lugar especial, e não deixe de considerar uma visita.

 

A costa do Mar Adriático.

São mais de cinco mil quilômetros de litoral banhado pelo Mar Adriático e mais de mil ilhas – número que impressiona! Uma vista estonteante dessa imensidão pode ser desfrutada da graciosa cidade medieval, Dubrovnik.

Blog Ativa | Dubrovnik

Dubrovnik

Seu centro histórico é considerado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO e suas muralhas imponentes, além de proporcionarem uma vista única, carregam ainda o atrativo de terem sido cenário da badalada série Game of Thrones, do canal HBO.

Além de visitar as muralhas, uma bela caminhada pelo centro histórico é passeio ideal para mergulhar na belíssima arquitetura da cidade. Um dos locais particularmente emocionantes é o Monastério Dominicano – além de toda beleza de sua construção, ele ainda reúne uma importante coleção de pinturas renascentistas.

As graciosas ruas do centro, além de serem um museu a céu aberto, ainda são repletas de restaurantes deliciosos com excelentes opções de vinhos. Agora, se estiver no mood de uma experiência um pouco mais curiosa, o bar Mala Buza é seu destino. Localizado literalmente dentro das rochas, é único e surpreendente. A sensação que você terá aqui, com certeza será inesquecível. Já imaginou saborear uma deliciosa bebida com esse visual? Realmente inserido na paisagem? Imperdível.

*clique nas imagens para vê-las ampliadas.

Outra parada obrigatória da região é Hvar. A ilha – considerada a nova Ibiza e uma das mais bonitas do mundo – é muito procurada por jovens mais simpáticos à badalação. Mas, não se engane, pois atribuir só esse adjetivo a um lugar tão plural, seria injusto. É também destino de muitos casais que visitam as ótimas vinícolas do local e descansam com a tranquila vista para o mar azul, e possui impressionante riqueza cultural.

O Monastério Franciscano, por exemplo, além de ser uma belíssima construção e possuir um acervo significativo de pinturas, manuscritos e antiguidades, ainda oferece uma vista maravilhosa através de seus muros. Também é possível conhecer a Fortaleza Espanhola e desfrutar de uma vista de toda a cidade, verdadeira obra de arte.

Entre uma visita e outra, apenas caminhar pelas sinuosas ruas e becos do centro já se torna especial. Para descansar, são muitas as opções de restaurantes com mesas em ambientes externos, criando todo um clima para seu deleite. E ainda para quem não quiser caminhar, há a chance de visitar as estonteantes praias da região em passeios intimistas de barco. Ou seja, atividades para todos os gostos.

*clique nas imagens para vê-las ampliadas.

This slideshow requires JavaScript.

Mais uma pérola da região da Dalmácia é Split – cidade com localização estratégica que se liga à outras ilhas importantes da Croácia e também à Itália. Seu centro histórico também é um Patrimônio da Humanidade e sua maior atração turística é o Palácio Diocleciano (também Patrimônio da Humanidade, acredita???).

O imponente palácio foi construído pelo imperador romano de mesmo nome e tinha como finalidade ser seu refúgio após, digamos assim, sua “aposentadoria” (na verdade ele abdicou o trono). A história do local é cheia de detalhes inquietantes, e a imponência da obra é de tirar o fôlego. Lá estão o Templo de Júpiter, esfinges (trazidas diretamente do Egito pelo imperador) e o mausoléu – templo do imperador que cultuava os deuses e se considerava filho de Júpiter.

*clique nas imagens para vê-las ampliadas.

 

Parque Nacional dos Lagos de Plitvice.

Visitar a Croácia e não ir até os Lagos de Plitvice não é a mesma coisa! O Parque é tombado pela UNESCO por sua rara beleza natural. São 300 quilômetros quadrados de área que abrigam 16 lagos ligados por cachoeiras e cascatas de tamanhos diferentes, um espetáculo de cadência primorosa que só a natureza conseguiria fazer.

Diferentemente da costa litorânea, visitar essa região é ótimo em qualquer época do ano, pois cada estação revela sua graça. No inverno, a copa das árvores fica coberta de neve; no outono as folhas amarronzadas destacam ainda mais os tons de verde e azul turquesa das águas. E no verão e na primavera, tudo fica mais vivo e colorido.

*clique nas imagens para vê-las ampliadas.

This slideshow requires JavaScript.

 

Zagreb e sua intensa cultura.

Com 1 milhão de habitantes, a capital da Croácia fervilha cultura: são muitos museus, teatros e uma particular quantidade de bibliotecas. É composta pela parte alta e baixa, resultado da unificação de cidades diferentes no século XVII.

A cidade abriga muitos edifícios históricos, cada um com sua beleza. Na cidade alta está o Edifício do Parlamento – palco de importantes decisões políticas, a Igreja de São Marcos com seu charmoso telhado colorido e a Torre Lotrscak, que proporciona uma vista incrível da cidade e ainda tem um peculiar costume: ao meio dia há um disparo de um canhão para sinalizar o horário, acredita?

A cidade baixa por sua vez, abriga o Teatro Nacional Croata com sua lindíssima arquitetura neo-barroca, diversos museus, como: o Museu de Arqueologia, Museu de Artes e Ofícios, Museu Etnográfico e o Museu Mimara – que é um lindo edifício e abriga um rico acervo de obras do mundo todo. Há também o Mercado Dolac, ótimo para conhecer um pouco mais da culinária local de forma mais lúdica e despretensiosa.

Fora suas construções, Zagreb ainda tem a deliciosa fama de ter as melhores docerias do país. A batalha de opções é intensa: há o Strukle – típica torta folhada de maçã ou de queijo, bolos tradicionais como o Imotski de amêndoas e ainda o Kremšnita, um delicioso doce feito de creme.

Parar em um dos cafés, para degustar uma dessas delícias ou bebericar uma saborosa cerveja local, enquanto observa as pessoas e a vida ao redor é uma opção apetitosa.

 

*clique nas imagens para vê-las ampliadas.

This slideshow requires JavaScript.

 

Gastronomia.

A gastronomia croata merece um capítulo exclusivo. Mas, apenas para te dar uma ideia de sua riqueza, preparamos um aperitivo.

A produção de vinhos do país é um dos orgulhos da nação e já é parte do roteiro dos apaixonados de plantão: são mais de mil rótulos diferentes, sendo 900 desses cultivados em zonas de proteção geográfica.

Grasevina é o nome da uva mais cultivada e típica da região, seguida dos tipos Skrlet e Kraljevina. Embora Marlot, Barbera, Pinot, Chardonnay e Sauvignon também sejam excelentes opções croatas.

Na região costeira, os frutos do mar são abundantes e resultam em pratos como o guisado de peixe com arroz, chamado Brodet. Também há famosa salada de polvo, opção saudável e típica do país.

Blog Ativa | Croácia

Massas são boas pedidas também, como as artesanais típicas Fuži e Pljukanci – feitas à mão e cobertas por cogumelos. Tudo muito caprichado e saboroso.

Toda essa maravilha geográfica repleta de belezas naturais para todos os gostos, temperada com a importância da história representada em uma arquitetura de tirar o fôlego, e salpicada com excelentes opções de restaurantes, vinícolas, bares e docerias, será recepcionada por um povo cativante, com um impressionante orgulho de suas tradições, mesmo após um conturbado passado político.

Saia do óbvio e visite a Croácia. Nesse pequenino território você vai encontrar um pouco de todo o melhor da Europa.

 

Ativa | Fale com a gente e faça sua viagem.