Turks & Caicos: o paraíso mora aqui

Blog Ativa | Turks & Caicos

Quem parte de Miami rumo ao arquipélago Turks & Caicos só sente a ansiedade aumentar. Apesar dos 90 minutos que separam o território americano do paraíso no Caribe, a vontade de entrar em contato com as águas cristalinas deste cantinho exuberante do mundo, somada à oportunidade de desfrutar da tranquilidade que reina no lugar, só cresce a cada minuto que passa.

Não é à toa que muitos famosos e milionários (alguns ostentam os dois adjetivos, como Bill Gates, Oprah Winfrey e David Beckham) passam seus momentos de lazer no pequeno arquipélago formado por 40 ilhas, divididas em grupos: Turks são as menores, e Caicos são as maiores, que dominam boa parte do território. As mais conhecidas são Providenciales, chamada carinhosamente de Provo pelos nativos, North Caicos, Middle, East Caicos, West Caicos e Grand Turk.

Excelentes opções de hospedagem não faltam. E há boa diversidade, para diferentes gostos e bolsos. As atividades também são das mais variadas. Você pode exercitar suas habilidades de mergulhador, aproveitando que os recifes abrigam uma fauna marinha particularmente exuberante.

Pode navegar em um barco para se aproximar da barreira e mergulhar com snorkel para explorar o mar, certamente uma experiência incrível. Não vai ser preciso nem contar com a sorte para encontrar arraias e tartarugas vagando entre os recifes.

Caso o destino estiver a favor, você poderá avistar até os golfinhos, que sempre vão ao local. Praticantes de mergulho com cilindro, devem experimentar descer um pouco mais fundo para ter uma experiência mais excitante, que é o avistamento de tubarões em seu habitat natural. Uma mistura de adrenalina e fascinação tomará conta de você. Mas fique tranquilo, um guia estará sempre por perto para orientá-lo da melhor forma.

Se preferir diversão na superfície, também não faltarão opções. Você pode praticar kitesurf, stand-up paddle, andar de moto aquática, windsurf, caiaque… enfim, atividades não vão faltar! A calmaria só será possível se, de fato, for uma opção.

Blog Ativa | Turks & Caicos

Paladar para todos os gostos.

Em um lugar tão fascinante, o que não poderia faltar é a arte de comer bem. Existem restaurantes excelentes na região, que exibem um cardápio criativo, variado e saboroso para os paladares mais refinados. Os produtos vêm de diversas partes do mundo e os chefs preparam todos os tipos de pratos, que vão do contemporâneo até os mais típicos, mas sempre com um toque especial.

Também existem opções menos luxuosas, porém muito aconchegantes e incríveis para sentir-se integrado ao local. Como o Conch Shack e o RumBar, por exemplo. Ambos muito frequentados pelos nativos e servem uma especialidade da região: Conch Fritters (bolinho de carne de concha frito, acompanhado de lulas, também fritas).

Imagine saborear essa iguaria em uma das mesas rústicas colocadas diretamente na areia, acompanhada de uma cerveja local, com a brisa soprando no rosto… Um sonho.

Para quem gosta de gastronomia, culinária e afins e quiser se aprofundar,  é possível conhecer o lugar de onde vem a principal matéria-prima para elaboração de diversos pratos dos restaurantes: a Caicos Conch Farm – uma fazenda que cultiva conchas, tanto para preparação das receitas como para produção de pérolas. Se estiver com crianças, elas vão ter uma aula completa de biologia e aprenderão como os moluscos se desenvolvem, crescem e como as conchas são induzidas a produzir as pérolas. Um programa diferente e que alimenta a curiosidade dos pequenos.

Conhecendo a história desse paraíso.

Para saber um pouco mais sobre a história do lugar, o Museu Nacional de Turks & Caicos expõe diversos objetos e documentos que contam a história da ocupação e dos povos responsáveis pela colonização. Norte-americanos, canadenses, jamaicanos e dominicanos, por diversas vezes se estabeleceram no arquipélago. Recentemente (década de 1980) foi declarada a  independência do Reino Unido, último país a recolonizá-la. Ao contrário do que se pensava, em uma consulta popular a opção adotada foi continuar sendo governada pela Coroa Britânica, tanto que muitos hábitos foram herdados, como a posição do volante nos carros que fica do lado direito.

Turks & Caicos é um desses paraísos que poucos conhecem. Por enquanto, o número de brasileiros ainda é tímido por lá, mas com um mar exuberante, resorts bem estruturados, restaurantes incríveis e clima tropical o ano inteiro, não vai demorar muito para entrar no roteiro de muitos viajantes. O destino também está se mostrando bastante promissor para celebrar casamentos ou para desfrutar a lua de mel com todo o conforto e comodidade que a ocasião exige. Saia na frente escale Turks & Caicos como destino para a sua próxima viagem… e nem se preocupe com o melhor período. O sol lá brilha o ano inteiro.

 

Ativa | Fale com a gente e faça sua viagem.