O que é que a Bahia tem? Muito mais do que você imagina.

Blog Ativa | Bahia

Quando se pensa na Bahia logo vem à mente o carnaval que arrasta multidões, o Pelourinho com suas ladeiras, as centenas de igrejas, sua riqueza musical e, é claro, suas baianas vestidas com roupas típicas vendendo quitutes deliciosos.

Mas lá, há intenso turismo em suas praias, que estão entre as mais belas do país, com cenários paradisíacos, natureza bem preservada e um mar de azul fascinante. São mais de 900 quilômetros de litoral, que fazem o estado ter a maior área costeira do Brasil. Cada trechinho de areia guarda muitas preciosidades que esperam por você.

 

Destacamos três lugares onde o litoral baiano revela toda sua beleza, com praias de deixar o queixo caído:

 

Trancoso

Definitivamente, Trancoso entrou para o circuito das praias mais badaladas, não só do Brasil, mas do mundo. É um dos destinos brasileiros mais disputados. Nos arredores da pequena vila original onde tudo parece muito rústico e tranquilo, existem hotéis e resorts luxuosos, que alcançaram fama internacional e que agora recebem jetsetters e celebridades de todos os quilates.

Essa procura por Trancoso, fez com que a região sabiamente se adaptasse para receber seus visitantes da forma mais atraente possível, garantindo o sabor de quero mais. Oferece um reduto cercado de luxo e sofisticação, além dos hotéis e resorts, com lojas de grifes famosas, restaurantes de chefs estrelados e uma infraestrutura digna de primeiro mundo.

Isso sem falar nas festas… e que festas! Um dos grandes destaques é o réveillon, que atrai muitas pessoas interessantes que querem ver e serem vistas. O clima é de pura emoção, agitado e contagiante.

Mesmo depois do réveillon, durante todo o verão, o que não falta são motivos para agregar pessoas e transformar encontros casuais em celebrações inesquecíveis. Não é difícil ver top models, atores, cantores e muitas outras celebridades circulando tranquilamente pelo lugar com o único objetivo de se divertir e desfrutar do visual maravilhoso da região.

Mas não se preocupe, há lugar para aqueles que buscam natureza bem preservada e um pouco mais, vamos dizer, de tranquilidade. Aí que está um dos grandes charmes de Trancoso, conseguir reunir pessoas diferentes, de diversas partes do mundo e manter um delicioso equilíbrio entre calmaria e badalação.

Talvez por tudo isso esse pedacinho do Brasil venha despertando paixões há tanto tempo. Desde que Pedro Álvares Cabral pôs os pés pela primeira vez em nosso continente, e se espantou com toda a beleza que viu ali, parece que criou um padrão.

De lá para cá, muitos outros europeus vieram, e também se apaixonaram. Muitas vezes, inclusive, largando tudo para ficar lá pela vila. Hoje, é comum encontrar estrangeiros bem “abrasileirados” que estão aproveitando suas vidas da melhor forma, aqui em nossas terras.

 

Casamentos sofisticados

Tantas características incríveis têm inspirado muitos casais a escolher Trancoso como cenário perfeito para um casamento inesquecível, o que levou a cidade ser considerada um dos destinations weddings mais requisitados pelos brasileiros.

O número de cerimônias na pequena igrejinha do Quadrado tem aumentado a cada ano. Conseguir uma data está ficando cada vez mais disputado. Os casais buscam exatamente esse misto de simplicidade, autenticidade, porém refinamento e estrutura que Trancoso oferece.

Já para a festa, os muitos hotéis e resorts são opções perfeitas para receber os convidados com todo requinte e comodidade e promover uma celebração memorável.

Trancoso não deixa a desejar. Muitos consideram que o destino não perde nada para as paisagens caribenhas, inclusive. A vastidão do oceano perdendo-se na linha do horizonte, as águas cristalinas, as pequenas embarcações além do quebra-mar, o vento marítimo carregando todo o clima… certamente farão você entender rapidamente o motivo da cidade ganhar o coração de seus visitantes.

 

Itacaré

Para chegar nesse paraíso, localizado na Costa do Cacau, a porta de entrada é Ilhéus, terra de Gabriela – personagem ilustre de Jorge Amado que povoa o imaginário dos brasileiros até hoje,  e ajudou com sua história a entendermos toda a peculiaridade da sociedade e suas relações no período áureo das fazendas de cacau na região.

Todo seus sentidos já estarão sendo trabalhados antes mesmo de chegar no destino em si. Desfrute do visual e liberte sua mente para imaginar como as coisas eram diferentes na época da ascensão dos coronéis, das fazendas… Deixe-se levar.

Itacaré é um imenso território a ser explorado, literalmente. É o paraíso do ecoturismo e por isso mesmo, tem mantido uma natureza preservada em sintonia com o turismo de aventura. Porém, o ideal é realizar a viagem com um carro, ou não se importar com caminhadas um pouco mais extensas.

Pertinho da cidade, a pedida é a praia das Conchas, que é um cenário perfeito para almoçar, passar o final da tarde, ver o pôr-do-sol… algo mais tranquilo. Se o objetivo for desfrutar das aventuras, o passeio é um pouco mais longo.

 

Para todo lugar que se vá, existe um cenário ideal para praticar algum esporte radical que vai encher de adrenalina qualquer um que queira mais emoção:

Surf: Há praias excelentes para surfar, inclusive algumas são palco de importantes campeonatos. Algumas delas são apenas acessíveis através de trilhas, porém fáceis, e que não irão te decepcionar.

Rafting: São duas horas para enfrentar as corredeiras do Rio das Contas em um bote inflável, passando sobre pedras, galhos de árvores, redemoinhos e uma série de obstáculos que tornam a descida muito radical.

Tirolesa: O cabo de aço passa em meio à Mata Atlântica nativa em uma velocidade que não dá para acreditar, mas não se preocupe, o trajeto foi bem estudado e você não vai se deparar com nenhum imprevisto pelo caminho. Cada centímetro percorrido é pura adrenalina.

Arvorismo: Passando por sustentações acima da copa das árvores, você vai se sentir totalmente integrado à natureza ao ficar nas alturas com toda a mata sob seus pés.

Rappel: Na Cachoeira do Noré, com queda livre de 18 metros, os praticantes de rappel vão poder mostrar a habilidade em uma descida recheada de muita emoção.

Trekking e Mountain Bike: Trilhas rústicas entre o mato levam às diversas praias de Itacaré, passando por fazendas de cacau abandonadas, descidas e trechos que merecem cuidados redobrados.

Canoagem e Caiaque: Praticados nos rios de Contas e de Tijuípe com trechos que desafiam a habilidade. Se quiser enfrentar o mar, as praias do centro são perfeitas.

Ou seja, aqui você só ficará parado, se quiser.

 

Península de Maraú

Um lugar quase exclusivo porque o acesso é muito restrito. A melhor forma de chegar é de barco, por carro precisa ser um com tração 4×4. Mas todo o esforço vale muito a pena, pode acreditar. Você poderá aproveitar as praias quase desertas com areia branca finíssima, a vegetação nativa inexplorada como pano de fundo e toda a comodidade dos bares à beira-mar.

São 40 quilômetros de praias e, entre elas, a mais espetacular é a Taipu de Fora. Além do visual, na maré baixa formam-se piscinas naturais que são perfeitas para pegar o snorkel e ficar explorando os corais e pequenos peixes.


Passeios de barco também são excelentes atividades na hora de explorar toda a região, podendo assim, chegar às praias mais afastadas e também à cachoeira do Tremembé, com seus cinco metros de queda. Um lugar mágico e quase inexplorado para descansar e sentir a força da natureza.

Toda a região também pode ser explorada em um Jipe Tour que leva os aventureiros em todos os lugares, como: Lagoa Azul, piscinas de Taipu (com direito a mergulho e uma parada para degustar os quitutes dos bares da praia) e mirantes como o Morro do Celular ou o Morro do Farol – ótimos lugares para ver a paisagem lá do alto. No final de tarde, o pôr do sol é algo que não se pode perder.

A maior costa do litoral do país reserva muitas surpresas. Além da sua já conhecida energia, das suas cores, ritmos e sabores, há muito que explorar: praias bem preservadas, lugarejos simples, mas com muito charme que ainda guardam a sua essência original, e um cenário para lá de especial. Isso tudo é apenas um dos pedaços (dos mais saborosos, claro) do que a Bahia tem.

 

 

Ativa | Fale com a gente e faça sua viagem.