Música boa, dança e vinho. Precisa de mais? Festival Nacional da Vindima

Que tal visitar o Berço do Vinho Argentino? Assim é conhecida Mendoza, a maior região produtora do país e uma das mais importantes do mundo. Lá, tudo gira em torno da bebida mais apreciada da humanidade e você vai ser testemunha de todo o processo de produção, visitando inúmeras vinícolas existentes na região.

Algumas oferecem atividades didáticas que vão mostrar o amadurecimento das uvas, como perceber quando elas estão no ponto de serem colhidas, como tirá-las das parreiras sem machucar os frutos, o processo de fermentação do suco e a melhor parte: como apreciar o vinho, sabendo distinguir o buquê e o sabor de cada tipo de uva em uma degustação reveladora.

Você ainda vai poder percorrer as plantações e ver os extensos campos cobertos de parreirais… a perder de vista. O cheiro do verde misturando-se com o aroma das frutas cria um clima bucólico que ficará gravado nas suas melhores lembranças. Um presente para os enoturistas. Ao pisar no chão de terra e perceber o perfume no ar, você será transportado para um lugar distante, onde só os bons vinhos podem te levar.

 

Você é convidado para a festa!

Se vier no final de março à Mendoza, não perca o evento mais aguardado por todos: a Festa Nacional da Vindima – que é quando se comemora o final de mais uma colheita. Para ter uma noção da importância dessa grande celebração, ela é comparada ao carnaval do Rio de Janeiro, ao Ano Novo Chinês, a Oktoberfest da Alemanha, a Festa de São Firmino na Espanha ou ao Carnaval de Veneza, na Itália. Todos que estão envolvidos na produção de vinho aguardam e se preparam ao longo de um ano inteiro para garantir uma participação notável nessa grandiosa celebração.

Isso acontece há mais de 80 anos, desde 1936, e tem atraído milhares de pessoas. Na programação, estão desfiles de carros alegóricos, pessoas fantasiadas em seus cavalos enfeitados, distribuição de frutos e produtos, muita, mas muita música e muita dança. Só nesta parte de desfiles o evento dura mais de quatro horas. O ponto alto é a escolha da Rainha da Vindima entre as belas jovens locais. O título é tão disputado que muitos comparam a disputa ao título de Miss Universo, tamanha é a torcida por esta ou aquela candidata.

 

O último dia da Festa Nacional da Vindima acontece no Teatro Grego Frank Romero Day que tem um enorme palco onde se apresentam ao ar livre mais de 1.500 bailarinos, músicos e técnicos. O show dura mais de cinco horas e atrai cerca de 30 mil espectadores. Nessa noite é eleita a Rainha da Vindima que tem seu reinado até a próxima festa. A eleição agita a torcida que vibra, se manifesta, aplaude a sua candidata preferida.

Toda essa celebração também é para homenagear a Virgem da Carrodilla, considerada a padroeira dos vinhedos, em forma de agradecimento pela boa safra obtida. A Festa Nacional da Vindima é o maior evento do país e uma dos maiores do mundo dedicado exclusivamente à cultura do vinho.

Vir a Mendoza para conhecer os vinhedos, as paisagens deslumbrantes, ter uma verdadeira aula sobre vinhos com direito a degustação e ainda poder participar da Festa Nacional da Vindima é um afago aos sentidos.

Todo o clima, o ânimo contagiante dos moradores, a preparação em torno da celebração e o espetáculo em si, garantem momentos de muita alegria e verdadeiro deleite com tantos aromas e sabores!

 

 

Ativa | Fale com a gente e faça sua viagem.