A pérola das Américas

Belize: A pérola das Américas.

Belize é um dos menores países do continente americano, mas guarda preciosidades que o tornam grande e único. Como estar rodeado pelo segundo maior recife de coral do mundo, ter uma reserva florestal com uma fauna riquíssima, pluralidade cultural e uma população extremamente hospitaleira. Muitas aventuras te aguardam nessa pequena jóia.

O idioma oficial é o inglês, herdado da colonização britânica, mas o espanhol é a segunda língua, porque muitos imigrantes são de países vizinhos. Além deles, Belizean crioulo, Garifuna e vários outros dialetos maia são todos falados. A diversidade de etnias é uma forte característica e é ingrediente fundamental para todo o colorido e energia vibrante da região.

Belize: A pérola das Américas.

Esse mix cultural reflete também na culinária local. A cozinha é uma agradável mistura de sabores. Pode lembrar a cozinha mexicana, mas conta com influências inglesas e caribenhas também. Lá, um dos pratos típicos é um velho conhecido dos brasileiros: o arroz e feijão. Mas não se engane, pois ele revela surpresas. O feijão é temperado com pimenta preta, alho, cebola e tomilho que dá um sabor diferente, mais aromático. Os frutos do mar também fazem parte do cardápio típico dos belizianos, como a lagosta, o camarão e o pargo.

Com modestos 22.960 km², é um país com um rico passado histórico. Para você ter uma ideia, o território foi ocupado pela civilização Maia, uma das mais avançadas e expoentes dos povos antigos das Américas.

Como todas as regiões onde os maias passaram, sua marca foi deixada. Em Altun Ha foi erguido, no século VII, o Temple of the Masonry Altars. Com 54 metros de altura, proporciona uma vista espetacular das pirâmides Maias, da praça central e de toda floresta ao redor. Um cenário surpreendente, de tirar o fôlego.

Também existem outros sítios arqueológicos em Cayo e Deep South Toledo. Neles você vai encontrar enormes construções de pedra, com paredes esculpidas, tumbas escavadas abertas para visitação e cavernas naturais onde, além da vista única, você poderá aprender sobre algumas práticas e costumes antigos.

 

Natureza desenhada.

Apesar de pequena, Belize possui o segundo maior conjunto de corais do planeta. São mais de 100 espécies que atraem aproximadamente mais de 500 tipos de peixes tropicais.

A Reserva Marinha de Hol Chan proporciona condições perfeitas para mergulho de cilindro para quem deseja explorar cavernas submersas e ver de perto tubarões e arraias. O Grande Buraco Azul é famoso no mundo inteiro e atrai mergulhadores em busca da riqueza marinha.

Suas dimensões são impressionantes: 300 metros de diâmetro e profundidade que alcança 125 metros. É possível ver vários tipos de tubarões, garoupas gigantes, arraias e muitos outros animais. É considerado um Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco.

As águas mais rasas são perfeitas para praticantes de snorkel. O tom cristalino reforça ainda mais o colorido subaquático e ajuda na observação dos animais, facilitando a exploração do leito marinho em toda sua plenitude. Para esportes na superfície, Belize oferece windsurf, caiaque e stand-up paddle, por exemplo.

No interior do país existem parques nacionais para preservação da vida selvagem e a paisagem é espetacular, desses poucos lugares do mundo que parecem intocados. A vegetação densa abriga mais de 570 espécies de pássaros, espécies de macacos, queixadas, iguanas e muitos outros bichos.

Um passeio divertido e bastante comum é visitar o jardim zoológico de Belize. Chamado de “o melhor pequeno zoológico do mundo”, possui mais de 120 espécies de animais, todos nativos do país.


Atividades ao ar livre.

Para quem é amante de aventura fazer tirolesa atravessando a mata é adrenalina pura. Praticar rapel nas cachoeiras, fazer arvorismo para ficar bem perto das copas das árvores e observar a floresta do alto, também são empolgantes.

Ou ainda: descer os rios montados sobre boias, explorar cavernas a bordo de botes infláveis e desvendar cada cantinho desse paraíso.

Conhecer as pequenas ilhas ao longo da costa do país e  ter a sensação de ser o único habitante de um lugar, praticamente um Robson Crusoé, torna a visita ainda mais incrível.

Se você gosta de aventura, é apaixonado pela natureza, precisa conhecer. Vale destacar que as opções de hospedagens são mais rústicas, dispensando alguns luxos. O forte aqui é se sentir parte de tudo, com conforto, mas na medida.

Belize é um país encantador. Discreto em suas proporções, mas para os mais atentos revela tudo de melhor que um lugar pode oferecer. Pessoas cativantes, energia única, riqueza cultural, sabores especiais e natureza impecável. Uma lição que reforça o clichê do conteúdo dos pequenos frascos. Uma verdadeira pérola.

 

Ativa | Fale com a gente e faça sua viagem.