Riviera Maya, um paraíso histórico e luxuoso.

Riviera Maya, um paraíso histórico e luxuoso.

É difícil imaginar que até pouco tempo atrás, por volta de 1970, o México não dava muita atenção ao seu litoral caribenho, área compreendida pela costa leste da península de Yucatán.

Isso só mudou de figura após o governo notar a importância do investimento em turismo,  principalmente em novos pólos.

O primeiro local a ser ocupado foi Cancun. E, apenas na década de 90, a coisa começou a realmente se movimentar nesse paraíso inicialmente conhecido como Costa Maya, e rebatizado de Riviera Maya. Um toque de elegância que denunciava o que estava por vir.

O investimento fez efeito. Além da estonteante beleza natural composta por seu mar azul-turquesa, sua areia branca finíssima, por sua floresta nativa e pelo místico visual do que restou de uma das civilizações antigas mais importantes das Américas, Riviera Maya conta com uma alta concentração de hotéis e resorts de luxo, além de fácil acesso. Diferente do que ocorreu em Cancun, que desenvolveu-se mais depressa e voltou-se para o mercado de massa, aqui a exclusividade e o conforto foram as palavras de ordem.

Como se tudo isso já não bastasse para justificar que conhecer a Riviera Maya é uma experiência e tanto, é considerada um dos destinos mais completos para se visitar, oferecendo opções aos mais diversos perfis de viajantes.

 

Quando o mood do dia for explorar a natureza.

Riviera Maya | Merguho

Devido às suas águas tranquilas e de um azul impressionante, é considerada um dos melhores lugares do mundo para praticar mergulho. Você vai poder ver de perto a variedade marinha que se estende por toda a Riviera Maya. Peixes multicoloridos de todos os tamanhos, formatos e hábitos, assim como outros pequenos animais que procuram abrigo nos corais.

Alguns conhecidos parques temáticos, como X-Caret e o Xel-Ha, oferecem ótimas atividades. Uma delas é o passeio de escafandro entre os peixes. Você coloca um capacete todo vedado que recebe o oxigênio. Através do visor do equipamento é possível enxergar toda a riqueza da vida aquática enquanto caminha no fundo da lagoa. Não precisa nem de roupa especial, os trajes de banho comuns podem ser usados, sem restrição. A sensação de liberdade é enorme e andar por entre os cardumes sem que eles fujam ou se espantem com a sua presença é muito especial.

Ambos parques são projetos de preservação e possuem florestas originais, cavernas intactas e muitos rios que cortam seus limites. Eles ainda oferecem toda infraestrutura característica da região. Contam com ótimos e variados restaurantes, pessoal treinado, guias especializados, sem falar nos animais que você encontra por toda parte vivendo livremente.

Além dos parques, uma excelente opção para mergulho, mais tradicional com equipamento completo, é a Praia de Akumal – cujo nome significa “lugar das tartarugas”. Trata-se de uma região de proteção ambiental onde a grande atração são as tartarugas gigantes que nadam bem próximo a costa.

Para os mais aventureiros, não é difícil encontrar locais para praticar esportes de superfície como: kitesurf, windsurf, stand-up paddle, caiaque, esqui aquático, entre outras modalidades.

Não gosta de mergulho? Um lugar incrível para se visitar é Sian Ka’an, que traduzido significa “onde nasce o céu”. Para entender rapidamente o motivo desse nome, basta presenciar o amanhecer em uma de suas praias.

Sian Ka’an, uma reserva da biosfera no estado mexicano de Quintana Roo, é um parque nacional desde 1986 e foi declarado patrimônio mundial pela UNESCO em 1987.

É composta por praias, recifes de coral, uma floresta tropical, dunas e cenotes, onde habitam mais de 300 espécies de aves e uma infinidade de plantas e animais.

É a maior área protegida da costa caribenha mexicana. No interior da reserva encontram-se também pelo menos 23 sítios arqueológicos maias (conhecidos) com relíquias com pelo menos 2.300 anos.

This slideshow requires JavaScript.

 

Para satisfazer os amantes de história.

Blog Ativa | Riviera Maya | Tulum

Se quiser unir conhecimento histórico com diversão, Tulum é o destino certo. Uma cidade maia à beira-mar, protegida por muralhas, onde há diversas opções de trilhas por castelos e monumentos históricos.

Em sua orla são encontradas ruínas da civilização maia. Suas imponentes construções dão indícios de como era o estilo de vida e o quão importante foi esse povo. E, além de toda a parte histórica, há a praia, que segue o padrão da Riviera Maya: areia branca, águas cristalinas de um azul profundo e muita atividade aquática.

Além de Tulum, outro sítio arqueológico muito visitado é Chichén Itzá, que significa “na boca do poço de Itza”. Uma cidade maia estabelecida antes do período de Cristóvão Colombo e que, provavelmente, serviu como centro da religião de Yucatán por um tempo. Lá encontra-se a Pirâmide de Kukulcán, uma das sete novas maravilhas do mundo.

Um detalhe inusitado é a acústica em frente às escadarias da pirâmide. Se você bater palmas na escadaria, o som do aplauso causa um eco, porém não um eco comum. O som é como um chiado semelhante ao canto de um pássaro da região, o Quetzal, que seria a ave símbolo dos habitantes de Chichén Itzá.

 

Para quem gosta de agitação, Playa del Carmen.

É a praia mais agitada de toda a Riviera Maya. O centro da cidade tem ótima oferta de comércio com restaurantes, bares, lojas de souvenires e até albergues mais rústicos, porém muito simpáticos. Nas vias (livres de carros), artistas de rua fazem apresentações, o movimento de turistas e nativos é intenso e torna-se uma boa oportunidade de conhecer pessoas do mundo inteiro. Nos bares, a agitação começa cedo e se estende até à noite, quando Playa del Carmen revela seu lado festeiro e com muito entretenimento.

São inúmeras baladas nos bares e boates, que ficam repletos de pessoas dispostas a se divertir.

Tem casas com música ao vivo, outras de ritmo eletrônico ou aquelas mais tranquilas para conversar e conhecer gente nova. Há para todos os gostos, por isso Playa del Carmen é um dos points mais procurados em toda Riviera Maya, especialmente para quem está em busca de fazer novas amizades e conhecer pessoas de outras partes do mundo.

 

É impossível não se encantar com a Riviera Maya. A sensação é de um lugar que se preocupa em receber bem cada visitante, sempre oferecendo uma opção adequada, sob medida.

Os mais tranquilos, podem aproveitar todo o luxo e tranquilidade dos spas. Os mais aventureiros ficarão cansados com tantas atividades. Quem gosta de cultura, história, pode se deleitar. E para os mais urbanos, que não dispensam uma boa vida noturna, também não faltará opção.

E porque não deixar-se levar e fazer de tudo um pouco?

 

Ativa | Fale com a gente e faça sua viagem.