Praias maravilhosas que fazem a fama do Brasil aqui e lá fora

Praias maravilhosas que fazem a fama do Brasil aqui e lá fora

Sol o ano inteiro e as altas temperaturas fazem do nosso litoral um dos mais festejados no mundo. De norte a sul, existem milhares de praias diferentes umas das outras, algumas paradisíacas e famosas internacionalmente. Cada pequena porção de areia reserva surpresas tão boas e escolher a que mais agrada não é tarefa fácil. Imagine poder aproveitar aquela praia selvagem ou então, outra de areia branquinha, ou as que oferecem bons hotéis e pousadas ou ainda, as mais badaladas? Tem para todos os gostos e algumas são muito especiais que só uma visitinha é capaz de mudar a nossa vida.

O famoso jeito brasileiro de receber bem os turistas, a boa comida variada e deliciosa, a atmosfera descontraída e de alto astral e as belezas naturais são qualidades que agradam gente de qualquer lugar. Poder aproveitar cada viagem para conhecer o maior número de praias é um dever que todos deveriam tentar cumprir. Afinal, são mais de 7 mil quilômetros de litoral esperando para ser descoberto. Conheça uma lista das mais famosas e paradisíacas.

 

A pérola de Maceió é a Barra de São Miguel

A pequenina cidade de Barra de São Miguel, a 30 quilômetros de Maceió, reserva excelentes surpresas. Começando pela aura de exclusividade porque ela não é tão conhecida, só quem é da região sabe de suas areias brancas, das águas cristalinas e já viu que, durante a maré baixa, surgem muitas piscinas naturais que são perfeitas as crianças aproveitarem a vontade.

Já durante a maré alta, a praia fica com ondas fortes e altas que atraem os surfistas dos quatro cantos do país. Mesmo quem queira sossego para ficar em um dos quiosques da praia, Barra de São Miguel é ideal. Os coqueirais, a brisa, as areias fofas, convidam para esquecer o tempo e ver o movimento, enquanto aprecia uma água de coco geladinha curtindo toda energia boa que o lugar oferece.

Para jantar, as pizzarias, tapiocarias e lanchonetes são boas alternativas para comer bem e barato. Em matéria de hospedagem, existem hotéis e pousadas que oferecem boas instalações. É só escolher a mais simpática.

 

Jericoacoara, a mais badalada do Ceará

Praias de Jericoacoara

O maior charme de Jericoacoara não é só a praia, as águas claras ou as lagoas de água doce. A grande surpresa é que até hoje ela ainda preserva o seu jeito de vila de pescadores, apesar de sua fama mundial e de ser um dos lugares mais lindos do planeta. Tudo continua como sempre foi: simples, rústico e muito hospitaleiro.

Suas ruas cobertas de areia, as casas modestas dos habitantes (algumas abrigam restaurantes e bares), o povo nativo que se mistura com muitos estrangeiros que não quiseram voltar para suas origens, e um clima de magia que toma conta desse pequeno pedaço do nosso litoral é para aplaudir.

Para ter noção da rusticidade do lugar, a vila não tem luz elétrica nas ruas, que é para não ofuscar o brilho das estrelas. Quer melhor argumento para viajar até Jeri, como as pessoas carinhosamente a chamam, só para sentir a vibração?

Mas prepare-se porque o acesso deve ser feito por carro com tração 4×4 e, mesmo assim, depois de muito sacolejar na estrada de terra. Ainda bem que é dessa forma, porque acaba preservando o lugar de depredação e excesso de visitantes, mesmo que Jeri seja um Parque Nacional (que ajuda a manter o meio ambiente), é sempre bom contribuir com a natureza.

Outros pontos a favor são as lagoas de água doce que parecem piscinas naturais e são aquecidas pelo sol, e praias belas e extensas cercadas por dunas de areia com brisa constante que refresca e, ao mesmo tempo, nos faz sentir a maresia tão gostosa.

Redal em Jericoacoara

Para quem aprecia esportes aquáticos, Jeri é um lugar perfeito. Você vai encontrar praticantes de kitsurf, fazendo passeios de jangadas, stand up paddle entre outras atividades.

Ao cair da tarde, ver o pôr do sol maravilhoso de cima das dunas é um programa imperdível. À noite a vila se agita com diversos bares tocando música ao vivo, pessoas dançando e o clima praiano.

 

São Miguel do Gostoso, o nome já diz tudo dessa praia pertinho de Natal

Como o nome já sugere, São Miguel do Gostoso é uma delícia de praia. O cenário rústico com uma simpática vila onde não tem nem sinal de celular é um retiro para esquecer a cidade grande. Suas praias pontuadas por dunas, o clima de interior, as pessoas simples e hospitaleiras e as piscinas que se formam com a maré baixa tem atraído cada vez mais gente em busca de um lugar tranquilo.

Distante apenas 100 quilômetros de Natal, no Rio Grande do Norte, São Miguel do Gostoso é um lugar perfeito para praticar windsurfe ou kitesurf, porque os ventos não param de soprar. Quem gosta desses esportes a considera um dos melhores pontos do Brasil.

O vilarejo fica em uma enorme enseada e cada pedaço tem características próprias. No centro, surgem piscinas naturais. Já na Ponta do Santo Cristo – tem esse nome porque uma duna avança mar adentro – forma um lago de água morna e transparente que fica perfeito para as crianças brincarem.

Praias fantásticas de São Miguel

Um efeito natural que atrai as pessoas ocorre na Praia de Tourinhos e é chamado de ‘Suspiro da Baleia’. Quando a maré está alta e a água bate nos recifes, cria-se uma espécie de chafariz que pode facilmente passar dos dois metros de altura. É uma imagem surpreendente se você tiver a oportunidade de presenciar.

 

Fernando de Noronha, nosso paraíso

Capela São Pedro

O que dizer de Fernando de Noronha? Que lá está o conjunto de praias mais bonito do Brasil e, quem sabe, do mundo? Que a natureza é o bem mais precioso desse arquipélago? Bom, o lugar merece essas descrições e outras mais, como as areias douradas que reluzem sob o sol, a cor da água que vai do azul turquesa ao verde esmeralda, os corais que abrigam diversas espécies de peixes, a mata nativa muito bem preservada e uma população receptiva que tem consciência ecológica muito arraigada de quem sabe dar valor ao meio ambiente.

Mesmo sendo um lugar onde quem manda é a natureza, Fernando de Noronha está no meio do Oceano Atlântico e a 545 quilômetros do Recife. Apesar disso, possui boa infraestrutura. Lá, os eletrônicos funcionam perfeitamente e com uso da tecnologia dessaniliza a água do mar e a torna potável.

Pôr do Sol em Noronha

Com apenas 17km², dá para explorar diversas partes de Noronha a pé. Para chegar, existem voos que duram cerca de 1h30 ou então em embarcações que demoram um pouco mais. Uma vez no arquipélago, dá para apreciar a Baía do Sancho, a Baía dos Porcos, a Praia do Leão, entre outros recantos encantadores.

A fauna é bastante rica, ao mergulhar nas águas cristalinas não é raro avistar tartarugas marinhas, encontrar diversas espécies de peixes, além de aves variadas e animais terrestres. Os golfinhos sempre aparecem fazendo acrobacias e dando um show para os visitantes.

Mergulho em Fernando de Noronha

Atrações extras no arquipélago são os passeios de barco, andar de bike por suas trilhas, surfar ou então ver o pôr do sol. Por tudo isso é que Fernando de Noronha é um desses lugares que, antes de voltar para casa, você já está pensando em quando irá visitar de novo o arquipélago.

As praias no Brasil fazem do nosso país um lugar privilegiado. São mais de 7 mil quilômetros de litoral com beleza única e paisagens diferentes umas das outras. Conhecer as que são consideradas as melhores, as mais charmosas ou as tranquilas é uma forma de valorizar todo o nosso potencial.

 

Ativa | Fale com a gente e faça sua viagem.