Conheça Bonito de perto e sinta sua essência

Se você é apaixonado por ecoturismo, Bonito é um dos destinos mais atraentes entre os muitos que você pode encontrar no Brasil. Nos arredores da pequena cidade de apenas 5 mil km² você vai encontrar natureza em cada centímetro. São rios, riachos, cavernas, cachoeiras e uma rica flora bem preservada que oferecem experiência marcantes. Uma delas é fazer flutuação (boiar) nas águas cristalinas em meio aos peixes e poder observar inúmeros cardumes seguindo o curso do rio, o importante é não fazer movimentos bruscos para não espanta-los.

Ao mergulhar nem parece que você está submerso. A visualização é tão boa que mesmo estando de pé na margem, é possível ver o fundo do rio. Você vai identificar plantas aquáticas, pedras coloridas, rochas esculpidas pelas águas e pequenos animais como se estivesse de frente para um aquário. A diferença é que em Bonito, tudo foi feito pela natureza.

Os raios do sol tornam o rio ainda mais claro aumentando sua beleza. A formação em pedra calcária da região e o curso muito lento do rio, que não tem barro ou terra, são os responsáveis por uma água tão límpida.

No Parque das Cachoeiras há belíssimas corredeiras e em seu percurso de 1700 metros, encontram-se sete delas, uma oportunidade de tomar um banho ou ficar imóvel só sentindo a força da água massageando o seu corpo. Se quiser um pouco mais de adrenalina, experimente fazer uma tirolesa que acaba em uma piscina natural. Esse local tem estrutura completa para receber bem os visitantes, como restaurante, bar, lojinhas diversas, entre outras comodidades.

Cânions e cavernas espetaculares

Bonito também têm cânions e são imponentes, de tirar o fôlego. Muitos possuem cavernas com alturas tão impressionantes que no interior delas parecemos minúsculos.

No canyon Boca da Onça – você vai entender o porquê do nome quando vir o desfiladeiro abrindo-se à sua frente, como um grande felino escancarando suas presas – você vai praticar rapel na estrutura metálica instalada no local, considerada a mais alta do Brasil. São 90 metros de pura emoção durante a descida. Chegando no topo da plataforma dá para avistar mais cachoeiras. A que leva o mesmo nome do canyon (Boca da Onça) e é a mais alta de todo o estado de Mato Grosso do Sul, com mais de 60 metros. Outra que vai impressionar é a do Buraco do Macaco, não pela grandeza, mas porque depois de passar por uma abertura, desemboca em uma piscina de águas tranquilas.Todo o cenário é incrível e relaxar debaixo d’água e esquecer do mundo é impagável.

Mas existem muitas outras grutas e cavernas em Bonito. Com orientação de um guia você vai achar o Abismo de Anhumas. Olhando sua entrada, parece como outra qualquer, mas ao vencer os primeiros metros de rapel, uma grande câmara se abre com mais de 150 metros de largura que dá um frio na barriga ao descer. No fundo, um lago com água transparente espera os mais corajosos.

Outra que vale a pena visitar é a Gruta de São Miguel, com um interior cheio de estalactites e estalagmites que estão entre as mais antigas do planeta. Essas esculturas da natureza parecem esculpidas por mãos humanas. Alcançar essa atração já é uma grande aventura, pois o acesso é por uma trilha suspensa que fica acima da copa das árvores, já imaginou?

Gruta do Lago Azul, a formação mais esperada

Ao chegar à Gruta Azul, respire fundo. É a mais impressionante de todas, considerada um Monumento Natural concedido pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) em 1978. Mas o acesso até ela não é tão fácil, são precisos percorrer 300 metros de trilha, vencer uma escada de terra com mais 300 degraus até se deparar com essa maravilha.

Todo esforço vale muito a pena. Você vai estar diante de um lago de azul profundo que parece iluminado artificialmente. De novo, a geologia fez sua parte, porque graças à pedra calcária e magnésio a cor fica nesse tom.

Além de todas as belezas do cenário, a culinária da região é um capítulo à parte. Já pensou em comer carne de jacaré ou de piranha? Muitos pratos rústicos levam essas iguarias, a princípio pode parecer estranho, mas não deixam de ser deliciosos.

Bonito tem surpresas uma atrás da outra, lugares fantásticos que enchem os olhos. Proporciona experiências inimagináveis que tornam qualquer atividade marcante. Para conhecer como Bonito é lindo, você precisa captar a sua essência que está na água cristalina, no cânion à sua frente e nos pratos que vão marcar sua vida. Só vivendo cada momento para descobrir como é esse destino que cruzou o seu caminho.

 

 

Ativa | Fale com a gente e faça sua viagem.